top of page
Foto do escritorHiago Soares

Rio Carnaval lança versão completa do ‘Sapucaí 2023 ao vivo’ com sambas-enredos do grupo especial


Foto: Divulgação

Capa do álbum ''Sapucaí 2023 ao vivo'' lançado nas plataformas digitais


Por: Hiago Soares


Quem pensa que o Carnaval de 2023 acabou logo após o encerramento dos desfiles não está por dentro das novidades sobre as escolas de samba do Rio de Janeiro. A organização Rio Carnaval acaba de lançar nas plataformas digitais a versão completa do álbum Sapucaí 2023 ao vivo, contendo os sons captados na Marquês de Sapucaí nos dias 20 e 21 de fevereiro, quando desfilaram as escolas do Grupo Especial.


Na primeira versão do álbum Sapucaí 2023 ao vivo, lançada em março, estavam registrados apenas os sambas-enredos ao vivo das seis primeiras escolas colocadas - Imperatriz Leopoldinense, Unidos do Viradouro, Unidos de Vila Isabel, Beija-Flor de Nilópolis, Estação Primeira de Mangueira e Acadêmicos do Grande Rio. Já na mais nova versão do CD foram acrescentadas as escolas de samba das últimas colocações - Acadêmicos do Salgueiro, Paraíso do Tuiuti, Unidos da Tijuca, Portela, Mocidade Independente de Padre Miguel e Império Serrano - contendo, ao todo, os 12 sambas-enredos ao vivo que fizeram parte do Grupo Especial do Rio de Janeiro neste ano.


O conjunto de músicas tem a produção musical de Pretinho da Serrinha, trazendo ritmos envolventes e refrões marcantes. Além de demonstrar toda a riqueza e a diversidade que existe no carnaval do Rio de Janeiro, proporcionando uma experiência completa para quem quer reviver o espírito da maior festa popular do país. Entre as 12 faixas da versão completa, três merecem destaque especial.


Com refrão marcante e fácil de cantar “Pelos cantos do sertão... Vagueia, vagueia/Tal qual barro feito a mão misturado na areia…", a Imperatriz Leopoldinense, escola campeã de 2023, conseguiu, enfim, encerrar o jejum de 22 anos sem vitórias. O enredo "O aperreio do cabra que o excomungado tratou com 'má-querença' e o santíssimo não deu guarida" é uma carta de amor ao sertão e uma homenagem à vida de Lampião.


Outra versão ao vivo que promete agitar o público é a da Unidos do Viradouro, chamada "Rosa Maria Egipcíaca”. A canção homenageia a primeira mulher negra a escrever um livro no Brasil, com um ritmo envolvente e um lindo refrão para cantar e dançar “Eis a flor do seu altar, sua fé em cada gesto/O amor em cada olhar dos filhos meus/No cantar da Viradouro, o meu samba é manifesto/Sou Rosa Maria, imagem de Deus”.


Intitulada "Nessa Festa, Eu Levo Fé!”, a Vila Isabel completa a lista de sambas-enredos em destaque. O tema se refere à habilidade humana de acreditar em algo que não pode ser visto e de expressar essa crença através de celebrações, sendo uma manifestação poderosa da nossa natureza espiritual e cultural. A música tem um refrão forte e marcante: "O rei momo convidou minha Vila Isabel/Nesta festa eu levo fé/Sou herdeiro de noel/No tambor da swingueira/Toda a luz do meu Axé… Evoé…Evoé”.


Em resumo, o álbum Sapucaí 2023 ao vivo é uma verdadeira celebração da cultura popular, que se expressa de forma única através dos sambas-enredos. Certamente, esse projeto será um sucesso entre os amantes do samba e do carnaval, e contribuirá para manter viva a tradição dessa festa que tanto representa a identidade brasileira.



12 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Bình luận


bottom of page