top of page
  • Foto do escritorComunica Uerj

‘Poderosa energia do amor’: Negros também amam

A experiência da diáspora negra para além da luta e do sofrimento



foto: Instagram Coexpa



Por Maria Beatriz



Em 29 de novembro aconteceu a abertura da exposição ‘Poderosa energia do amor’, na Galeria Cândido Portinari (Uerj). A mostra resgata, por meio da arte, a sensibilidade e a afetividade nas relações entre pessoas negras em diáspora.



Logo na entrada da galeria o texto de apresentação é preciso ao reivindicar o direito ao afeto ressaltando que as histórias da diáspora negra não são pautadas apenas por tragédia e sofrimento. A resistência não implica, necessariamente, dureza. Usando o termo “amores melanizados”, os curadores da exposição estabelecem a conexão entre a resistência à opressão através de outra energia. A poderosa energia do amor.


foto: Maria Betariz Nonato

Obra: Negros também amam, Viviane Laprovita e Vladimir Ventura



Ao longo da exposição saltam aos olhos as técnicas pouco convencionais utilizadas pelos artistas para retratar o amor. Um mural, feito em fita adesiva metálica e colorida, é disposto de frente para a entrada, capturando o olhar e a curiosidade de quem passa na frente da galeria.


foto: Maria Beatriz Nonato

Obra: NANCY E VILMA Para Isis e Thayná, por rOna


As diferentes técnicas de pintura e suas texturas atraem para essa espiral de entendimento e captura da delicadeza do que está posto em cada peça. Desde a arte urbana escancarada do estêncil Negros também amam- que faz parte da série de estênceis expostos nas ruas do Rio de Janeiro que inspirou a criação da mostra- ao monumento a um coração brilhoso e retalhado, tudo conta com o apoio de textos poéticos, trechos de livros e curtas-metragens que constroem a narrativa da exibição com maestria.


foto: Maria Beatriz Nonato

Obra: Sem título, 2023, por rOna


A exposição, que possui cerca de 20 obras, estreou no dia 29 de novembro e fica em cartaz até o dia 26 de janeiro. Organizada pela Coexpa Uerj em parceria com o Museu Afrodigital Rio de Janeiro, a mostra conta com a curadoria de Ana Paula Alves Ribeiro, Isaac Nicacio e Nana Rosas.



Coordenada por Diogo Santos, a exposição possui entrada gratuita e pode ser visitada de segunda a sexta, das 13h às 18h.


25 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Conheça o Cineclube do Iart

Projeto independente visa a levar a arte do cinema para o público da Uerj. Por Vinicius Feliciano    Redator: Lucas Vianna Comandado por...

Comments


bottom of page