top of page
  • Foto do escritorLarissa Moura

#Personagens da Uerj: Aline, do bar Beija-Flor

‘A gente depende da Uerj para tudo’


Foto: Larissa Moura


Por Larissa Moura


Aline Souza, mais conhecida pela comunidade uerjiana como a “Tia do Beija”, é uma personagem que não está dentro da universidade, mas é presente na vida de boa parte dos estudantes, principalmente às quintas e às sextas-feiras. Ela é a responsável pelo bar do Beija-Flor, um ponto de encontro para muitos estudantes, e trabalha no local há 19 anos. Todo esse tempo de convívio criou um laço forte entre Aline e a Uerj.


Como é a sua relação afetiva com a Uerj?

São todos meus filhos. Ali, eu tenho um filho; tenho um irmão; tenho amigos; acaba virando uma família. Já fui madrinha de casamento de aluno da Uerj e também madrinha de formatura de gente da Uerj. A que mais me marcou foi a do menino de Pedagogia, o Gabriel Miranda, eu fui tanto madrinha dele de formatura quanto madrinha de casamento.


Como ficou o Bar do Beija-Flor com a pandemia sem os alunos? E como foi o retorno?

Foi horrível. Sem o movimento a gente passou um bom tempo com o estabelecimento fechado. Depois, quando abriu, o movimento era muito fraco, agora está voltando aos poucos, mas ainda não voltou cem por cento como era antes. A gente sobreviveu à pandemia pois tinha uma reserva e, graças a Deus, conseguimos nos manter até tudo voltar aos pouquinhos. A gente depende da Uerj para tudo. Se não tiver a Uerj, a gente não tem movimento, não somente aqui, mas todos os estabelecimentos da São Francisco Xavier dependem da universidade.



465 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Commentaires


bottom of page