top of page
Foto do escritorComunica Uerj

#PersonagemdaUerj: Viviane Monteiro/Técnica administrativa

Uerj une mãe e filha no mesmo espaço — Viviane trabalha na Biblioteca Comunitária, enquanto filha cursa graduação


Foto: Gabriel Souza


Por Gabriel Souza e Gisele Veríssimo


Recém-chegada à Uerj, Viviane Monteiro (60) é técnica administrativa na Biblioteca Comunitária. A aposentada conta que estava dedicada à vida de dona de casa quando recebeu a notícia da aprovação no concurso. Viviane diz estar muito feliz, em não apenas conhecer pessoas de variadas faixas etárias, como também estar junto à filha, estudante de Nutrição na Universidade.


Quando você começou a trabalhar na Uerj?


Eu comecei no dia 30 de agosto de 2024, então tem dois meses. Quando me chamaram para o concurso, perguntaram onde é que eu queria trabalhar. Falei ‘na biblioteca’, porque gosto muito de trabalhar com gente, não gosto muito de tecnologia e adoro livros. Fui alocada na biblioteca comunitária. Eu não conheço as outras, mas estou amando estar aqui, onde não atendemos só a estudantes da Uerj, mas também à comunidade externa.


Qual sua relação com a Uerj? 


Minha filha estuda aqui desde 2020, ama este espaço e eu estou amando também. Ela sempre falou bem da Uerj, do clima da universidade, das pessoas, da comida do bandejão... E eu estou adorando tudo isso. Estudei em faculdades privadas e aqui, na Uerj, temos um clima muito diferente.


Tem alguma curiosidade sobre o seu trabalho?


Eu não conheço todos os estudantes, mas acho que a maior diferença entre os estudantes da Uerj e a comunidade externa está na abrangência de idades. Aqui [na Biblioteca Comunitária], temos visitantes de 15 até 70 anos e acho que na faculdade tem menos gente dessa idade. Então tem uma abrangência maior na idade do público, mas acho que as pessoas são, inclusive, bem parecidas.


A senhora tem alguma história curiosa e interessante relacionada à Uerj?


A mais curiosa que tenho é essa: o fato de a minha filha e eu estarmos aqui está sendo uma experiência muito bacana. Poder estar junto com ela nesse momento em períodos tão diferentes da vida eu já aposentada e ela na graduação. 


11 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page