top of page
  • Foto do escritorMaria Victória Santiago

#PERSONAGEMDAUERJ/Hellen Beiral: professora da FFP

Diversão e conhecimento são garantidos na Colônia de Férias Futuros Cientistas


A professora Hellen Beiral notava o distanciamento entre a Faculdade de Formação de Professores da Uerj (FFP), em São Gonçalo, e a comunidade local. A Colônia de Férias Futuros Cientistas surgiu a partir de um projeto de extensão, com o objetivo de construir um vínculo não só com as crianças, mas, também, com os pais delas.



Quando começou a trabalhar na Uerj?

Foi no dia 1 de abril de 2015


Qual a sua relação com a universidade?

Sou professora-adjunta da disciplina de Bioquímica no curso de Licenciatura em Ciências Biológicas e Vice-coordenadora do Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências, Ambiente e Sociedade (PPGEAS).


Qual é o setor em que você trabalha?

Faço parte do corpo docente do Departamento de Ciências (DCIEN) da Faculdade de Formação de Professores (FFP).


Como você acha que impacta na vida dos estudantes?

Como professora venho desenvolvendo atividades relacionadas aos três pilares da universidade: ensino, pesquisa e extensão.

No ensino contribuo para a formação de futuros professores, uma formação inovadora, mais voltada para a aproximação do estudante com o seu campo de atuação profissional (as escolas da educação básica).


Nas pesquisas que desenvolvo, utilizo parâmetros bioquímicos de sangue de peixes como bioindicadores de ecossistemas aquáticos, apresento aos estudantes de iniciação científica procedimentos técnicos, teóricos e éticos para a obtenção de dados para a produção do conhecimento científico na área.


Na extensão, apresento aos estudantes a importância de a universidade ter um diálogo contínuo com a sociedade através das ações de divulgação científica. Uma dessas ações é a Colônia de Férias Futuros Cientistas.


Como surgiu a ideia de ter a Colônia de Férias Futuros Cientistas?

A colônia de férias começou através de um projeto de extensão que coordeno. Via que muitas pessoas que moram nas proximidades da FFP tinham dúvidas, não sabiam o que representava a faculdade nem o que funcionava. Foi a partir disso que pensei em criar um vínculo com eles, trazendo os filhos para cá, com atividades pedagógicas, diversão e ampliação do conhecimento.


O projeto nasceu em janeiro de 2019, desde então, acontece duas vezes ao ano, no recesso escolar. A Colônia de Férias recebe crianças do entorno da FFP, iniciativa gratuita, que ao longo de uma semana as atividades são recheadas de conhecimento. As crianças possuem uma experiência em diversas oficinas, que promovem não só a diversão mas uma aprendizagem da área de biologia, geografia, história e letras.


Além disso, recebemos produtores culturais, que promovem oficinas de circo, dança e música, trazendo a reflexão da população local. No encerramento da Colônia de Férias, preparamos uma cerimônia e certificamos os pequenos cientistas como Cientistas Mirins.


Ao longo desses anos, a iniciativa vem dando muito certo, é muito gratificante rever pais de alunos matriculados na faculdade em cursos que ofertamos na Colônia, é notável que a comunicação entre a população local e a FFP melhorou.



75 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page