top of page
Foto do escritorComunica Uerj

#PersonagemdaUerj: Allan Jales/O artista da física

Saiba mais sobre o estudante que desenhou a nova identidade visual do laboratório


Por Ana Luiza Andrade

    

Foto: Allan Jales

Formado em Física, Allan foi o criador do logotipo do Departamento de Física Nuclear de Altas Energias.


Allan é estudante de Física na Uerj desde 2017. Inicialmente, ingressou na universidade com o objetivo de se tornar professor, mas, ao longo de sua trajetória acadêmica, desenvolveu grande interesse pela pesquisa na área de Física de Partículas. Durante sua jornada, chegou a lecionar Física para o curso de Oceanografia, substituindo seu orientador em algumas ocasiões. Allan está vinculado ao Departamento de Física Nuclear de Altas Energias (DFNAE), no 3º andar do bloco A. Pelo DFNAE, também contribuiu criativamente desenhando a nova logo do departamento.


Você sempre desejou estudar Física? 

Desde que comecei a estudar Física, sempre gostei bastante da matéria. Mesmo assim, eu ainda fiquei em dúvida sobre seguir essa área como carreira.  Foi graças ao incentivo dos meus amigos, que percebiam o quanto eu gostava da matéria, que decidi continuar e me aprofundar.


Como você diria que é a sua relação com a Uerj?

Eu gosto muito da Uerj e, para mim, ela é a melhor universidade do Rio. Ao longo da minha trajetória, conheci muitas pessoas boas que me direcionaram para chegar onde estou e ainda me orientam. A magia da Uerj está na sua comunidade, que é muito forte e encantadora. Toda vez que penso na história de luta dessa universidade, sinto que faço parte da melhor instituição do país.


E em relação ao logo da DFNAE, como aconteceu o convite? 

Além de Física, eu gosto de aprender coisas novas, como programação. Fiz um curso de design por dois anos e até fui monitor desse curso em 2017. Por isso, sei mexer bem em programas de edição de imagem. Um dia, meu orientador, sabendo disso, me pediu para refazer o logo do antigo departamento em maior qualidade, já que os documentos originais tinham sido perdidos e não havia mais contato com quem fez o logo anterior. Aproveitei a oportunidade e sugeri uma versão melhorada. Ele aceitou ver, e depois de pronta, apresentou nas reuniões do departamento. No fim, eles gostaram bastante e aprovaram a nova abordagem mais moderna. 


Como foi a experiência de ver sua arte representada na universidade?

Eu achei incrível poder contribuir para a minha faculdade. Ter algo meu e uma parte de mim presente lá por mais alguns bons anos, mesmo depois de eu sair. Espero que não mudem a logo tão cedo, hahaha! 


Você tem alguma história curiosa ou interessante relacionada à Uerj?

O curso de Física é um curso em que, infelizmente, muitos ingressam, mas poucos permanecem. Não é incomum ter uma turma com apenas três alunos, até em disciplinas obrigatórias. Curiosamente, no meu último período, cheguei a ter apenas eu na sala! A aula acabou sendo realizada na sala do professor para não atrapalhar ninguém.


58 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page