top of page
  • Foto do escritorComunica Uerj

O legado de Fernando Melo à comunidade da Uerj

Atualizado: 4 de abr.

Por Richard Gabriel Redator: Matheus Araújo


Foto: Richard Gabriel



O semestre começou com notícias difíceis para a comunidade acadêmica da Faculdade de Comunicação Social (FCS) da Uerj. Fernando Melo, 21, aluno do 5º período de jornalismo, morreu no dia 13 de fevereiro. Conhecido por seu carisma e simpatia, Fernando foi repórter do COMUNICA na gestão 2023.1 e produziu matérias e vídeos para o portal, incluindo uma série em que apresentava as principais opções de alimentação na universidade. Em uma delas, publicada em 12 de abril de 2023, ele apresentou o então Mék Uerj (agora chamado Censurado Uerj), uma das matérias mais visualizadas do site, no TikTok e no Instagram. Para acessar a matéria clique aqui.


Com 19 matérias publicadas em disciplinas da faculdade, Fernando abordou diversos temas como segurança pública e no serviço, mas nunca escondeu sua paixão por esportes, especialmente futebol e basquete. Botafoguense apaixonado, ele recebeu uma homenagem póstuma do clube em partida contra o Vasco no Estádio Nilton Santos, pelo Campeonato Carioca. “O Fernando foi meu aluno por três períodos seguidos (um ano e meio) e eu me lembro muito dele com a camisa do Botafogo, então a gente brincava muito com ele, e nesse ano que o time estava indo bem no campeonato 2023, todo mundo falava: ‘E aí Fernando e o Botafogo?’ conta a professora da Faculdade de Comunicação Social da Uerj Fernanda da Escóssia.


A fama de Fernando não se dava apenas em sala de aula. Era comum encontrá-lo nos corredores sempre cumprimentando quem quer que fosse e rodeado de amigos. A convivência com os colegas lhe rendeu o apelido carinhoso de Nandinho: “Por ele ser baixo isso sempre gerou várias brincadeiras. Ao longo do tempo de amizade o pessoal brincava falando Fernandinho e virou um apelido que de Fernandinho foi pra “Nandinho”, por ser um jeito mais carinhoso, fácil e rápido de falar e acabou que ele adotou o apelido para ele.” conta Beatriz Mosqueira, amiga de Fernando e aluna do 5º período de Relações Públicas na Uerj.


Como repórter do COMUNICA, ele ficou não apenas mais conhecido dentro da FCS, como também pela Uerj, como atesta a reportagem sobre a cantina Bomboniere do Vovô publicada em 30 de maio de 2023. A entrevista com o gerente do estabelecimento, Aristides Ferreira, gerou uma aproximação que se converteu em amizade: “Ele veio aqui por diversas vezes e eu sempre dava um doce para ele de cortesia. A primeira vez foi quando ele veio fazer uma entrevista para uma matéria sobre as cantinas, e acabou ficando de voltar sempre e realmente ele voltou. Ele era uma pessoa de um coração muito bacana, muito amplo e de uma alegria bem contagiante, tanto é que eu gostei dele desde a primeira vez que ele veio aqui me entrevistar.”


Apesar da simpatia e alegria marcantes, Fernando precisou superar a timidez na faculdade. Tiago Mendes, aluno do 5º período de jornalismo e amigo de Fernando, conta que quando o conheceu a história era diferente: “A gente entrou junto na faculdade e ele era muito tímido e calado, então o lado mais sorridente e brincalhão demorou um pouco para aparecer. A gente se aproximou a partir do nosso gosto musical parecido e passamos a fazer tudo juntos na faculdade, e também fora dela.”


A professora da FCS Fernanda da Escóssia lembra de seu último dia de aula com o aluno: “Lembro que na nossa última aula ele ficou encarregado de buscar um trabalho na gráfica, e esse trabalho trazia o resultado do campeonato brasileiro que foi decidido na noite anterior à entrega. Então ele ficou encarregado de fechar o último texto e buscar na gráfica de manhã antes da aula. Quando a equipe começou a se apresentar, ele não tinha chegado, então tinha uma certa tensão no ar se ele chegaria ou não a tempo e quando ele chegou foi aplaudido em sala.”


Embora nos deixe tão jovem, Fernando deixa seu legado, não só para os amigos e professores, mas também para toda a Uerj. Temos a honra de dizer que um dia contamos com Fernando no quadro de repórteres do COMUNICA. Sua colaboração, histórias e memórias serão eternizadas nos corações dos familiares e amigos, e nos corredores da universidade, tão amada e frequentada pelo estudante.


Você pode conferir outras matérias do Fernando nos links abaixo:


Matérias para o Comunica:










Matérias em outros sites:






749 visualizações1 comentário

Posts recentes

Ver tudo

1 Comment


suelenpublis1
Mar 09

Lindo texto, Fernando ficará marcado em todos os espaços que ele percorreu. ❤️‍🩹

Like
bottom of page