top of page
  • Foto do escritorComunica Uerj

Livro-DVD homenageia 35 anos de ‘Kizomba’

Desfile icônico da Vila Isabel foi lembrado dia 30 de outubro no Teatro Odyllo Costa, filho


Foto: Reprodução/Acervo Universitário do Samba Uerj


Por Maria Beatriz


Para comemorar os 35 anos do icônico samba enredo de 1988 da escola Vila Isabel, o Acervo Universitário do Samba, projeto acadêmico da Uerj, lança conteúdo que documenta a relevância da música de Luiz Carlos da Vila, Rodolpho e Jonas e do desfile apoteótico da agremiação.



Com shows da Ala das Baianas da Vila Isabel e do Mestre de Bateria Macaco Branco, o Livro-dvd, escrito por Carlos Fernando Cunha, Nathalia Sarro e Vinícius Natal, teve seu lançamento realizado no dia 30/10 no Teatro Odyllo Costa, filho - O ‘Teatrão’.



A Kizomba no centenário da Abolição


O samba enredo ‘Kizomba: A Festa da Raça’ chega num contexto peculiar à Vila Isabel. Depois de seu então presidente, o Capitão Guimarães, deixar a presidência da Escola em 1987, o cargo foi ocupado por Lícia Caniné, conhecida como ‘Ruça’. Ruça, esposa de Martinho da Vila à época, optou por um enredo político por ser 1988 o ano marcado pelo centenário da abolição da escravatura. Era imprescindível para ‘Ruça’ que celebrar a questionável Lei Áurea trouxesse uma conotação de luta contra o racismo. Foi assim, então, que Martinho transformou o enredo em ‘Kizomba’.



O nome ‘Kizomba’ é uma palavra do ‘quimbundo’- uma das línguas faladas em Angola- e significa confraternização, festa e em alguns sentidos, resistência cultural. Por ser uma palavra diretamente associada às congregações dos pretos em diáspora, tornou-se ‘Kizomba – A Festa da Raça’.


foto: Reprodução/Acervo Universitário do Samba Uerj



O enredo, marcado pelas dificuldades financeiras da escola da Vila, foi consagrado na avenida com suas palhas e sisais, plástico brilhoso e a explosão da arquibancada, que enchia o peito pra cantar ‘Valeu, Zumbi!’ a cada refrão. Os desafios da tradicional escola da elite do Carnaval carioca haviam sido driblados pela maestria da composição e da genialidade sagaz de seus carnavalescos Milton Siqueira, Paulo César Cardoso e Ilvamar Magalhães.


O Livro-dvd conta com prefácio escrito pelo sambista e estudioso Nei Lopes e com ilustrações de Antonio Vieira. A obra, que é o volume 6 da série biográfica do ‘Acervo do Samba UERJ’, estará à venda pelo preço de R$ 60 nas livrarias.







18 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Conheça o Cineclube do Iart

Projeto independente visa a levar a arte do cinema para o público da Uerj. Por Vinicius Feliciano    Redator: Lucas Vianna Comandado por...

コメント


bottom of page