Conheça o Teatro Odylo Costa, filho
- Comunica Uerj
- 18 de abr. de 2024
- 2 min de leitura
Localizado na Uerj, o localé palco de grandes espetáculos
Por Vinícius Feliciano Redator: Lucas Vianna
Foto: Divulgação

Vista panorâmica dos assentos e palco do teatro
Inaugurado em 1997, o Teatro Odylo Costa, filho fica localizado na Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj) e possui capacidade para 950 espectadores. Em sua agenda, é possível encontrar eventos internos e externos da universidade.
Grandes nomes já pisaram em seu palco, como em 2023, quando o ex-presidente do Uruguai Pepe Mujica e a ministra da Igualdade Racial do Brasil, Anielle Franco, participaram do evento Cartografia das Culturas. O projeto arquitetônico do teatro é de Luiz Paulo Conde e Flávio Marinho Rego, a parte acústica é de Roberto Thompson Motta e a cênica de Fernando Pamplona. Ele está localizado na Rua Professor Antônio Augusto Quadra, logo após a Concha Acústica Marielle Franco, na parte externa da Uerj.
Em abril, o espaço receberá a Orquestra Sinfônica Brasileira Jovem (OSB Jovem) para um espetáculo regido pelo Maestro Ignácio Garcia Vidal. A apresentação será dia 25/04, às 19h, e os ingressos podem ser retirados gratuitamente aqui.
Odylo Costa, filho
Jornalista, cronista, poeta e novelista, Odylo Costa nasceu em 1914 em São Luís, no Maranhão, e aos 16 anos mudou-se para o Rio de Janeiro. Logo em 1931, juntou-se ao Jornal do Comércio, onde permaneceu até 1943.
Foto: Academia Brasileira de Letras (ABL)

Odylo Costa, filho
Durante sua carreira, passou por diferentes áreas do jornalismo e da literatura. Com seu livro "Graça Aranha e Outros Ensaios" ganhou o Prêmio Ramos da Paz da Academia Brasileira de Letras (ABL).
O autor faleceu em 1979, deixando um legado de 13 obras, além de diversos textos nos jornais em que trabalhou durante sua carreira.
Mas filho de quem? Odylo é filho de Odylo Moura Costa e Maria Aurora Costa Alves. Já seu nome vem diretamente de seu pai, o que gerou essa curiosa grafia que adiciona uma vírgula antes de filho..
Commentaires