top of page

Conheça Bryan Pinheiro: o Uerjiano que apresenta a universidade na linguagem dos crias

  • Foto do escritor: Comunica Uerj
    Comunica Uerj
  • 9 de abr.
  • 2 min de leitura

#PersonagensDaUerj: Bryan Pinheiro/BR


Por: Daniel Guedes


Créditos: (Reprodução/ Bryan Pinheiro)


Seja lá qual for a instituição, se você é estudante universitário, já deve ter visto algum vídeo dele: Bryan, ou apenas ‘BR’, é estudante de educação física e ficou conhecido por criar conteúdos com foco na vivência universitária. Hoje, vamos conhecer mais sobre o estudante da Uerj que se tornou referência para os ‘crias’.


De onde você é?


Sou cria do Complexo do Salgueiro, São Gonçalo. Atualmente moro no morro do Fallet, aqui no Rio.


Há quanto tempo você está na Uerj? 


Estou aqui há seis anos, entrei no período 2019.1.


Como e quando começou a gravar os vídeos? 


Comecei por causa do Leo, um amigo, que sempre falava que faltava um “blogueiro uerjiano”. Meu primeiro vídeo saiu no segundo semestre de 2023, com um quadro que chamava Vivências Uerjianas. A ideia era contar histórias divertidas sobre as festas e o dia a dia aqui da Uerj. 


Como foi entrar na universidade? 


Me abriu um mundo de possibilidades. Eu fui o primeiro da família a chegar ao ensino superior, e foi aqui que comecei a ter contato com pessoas de várias classes sociais e tentei aprender o máximo que podia. Foi um choque pra mim chegar aqui porque eu só tinha planejado minha vida até os 18 anos. Meu único pensamento era me formar no ensino médio, então entrar na Uerj abriu muito minha visão. 


Momento que o marcou nesses anos de Uerj? 


Em setembro do ano passado eu comecei um projeto chamado Vivências Uerjianas, em que eu vou a escolas, ONGs e projetos sociais para falar sobre a universidade com os crias de favela, na linguagem dos crias. Lá eu conto a minha vivência e tento incentivar eles a quererem estar no ensino superior, para eles verem que é possível também. Ali eu sou celebridade, eles me param e pedem para tirar foto comigo.


Comments


bottom of page