Alteração visa a incluir estudantes e trabalhadores veganos, vegetarianos ou com restrições alimentares
Por Daniel Goulart Redatora: Beatriz Araujo
Foto: Reprodução Instagram
Nota do RU sobre a opção vegetariana a partir do dia 5 de Abril.
O número de vegetarianos na Uerj têm crescido, sobretudo pela ascensão da dieta na última década. O Restaurante Universitário Bruno Alves dos Santos (RU) vem, há anos, ofertando a opção ovolactovegetariana no seu cardápio. Todavia, a partir do dia 5 de abril, o bandejão, buscando atender plenamente a parte dessa comunidade, ofertará alimentos vegetarianos.
Mas qual é a diferença de ovolactovegetariano para vegetariano? Nas dietas ovolactovegetarianos há a presença de ingredientes derivados de ovos e leites, diferentemente da dieta vegetariana, que restringe todos os alimentos de origem animal.
O RU do Campus Maracanã é capaz de alimentar cerca de 3 mil a 4 mil pessoas diariamente, uma marca considerável. A universidade oferece estrutura própria apenas em Nova Friburgo e no Colégio de Aplicação (CAp-Uerj)
Uma pesquisa realizada pelo Ibope em abril de 2018 apontou que 16% da população da região Metropolitana do Rio de Janeiro se considerava vegetariana, crescimento de 75% comparado com o índice de 2012. A adesão ao veganismo/vegetarianismo é feita por diversos motivos, mas está principalmente atrelada à luta ecológica e aos movimentos contra a exploração de animais, sejam eles para o consumo alimentício ou para demais produtos.
Foto: reprodução Instagram
Opção vegetariana, guarnição e salada
Além de beneficiar os vegetarianos, essa mudança tem impacto positivo para pessoas com alergias a alimentos como ovos ou intolerantes à lactose. Não é a primeira vez que o restaurante demonstra atenção a seus usuários. Em sua página do Instagram (@ru.uerj), o RU Uerj possui avisos de composição de todos os alimentos com glúten, lactose ou ovos.
Foto: Reprodução Instagram @ru.uerj
Cardápio semanal de 15 a 19 de Abril
Comments