top of page
Foto do escritorTiago Mendes

É proibido falar palavrão na ‘pelada’

Nas partidas da Atlética da Engenharia, xingamentos são punidos


Foto: Tiago Mendes


Por Tiago Mendes

Seguir uma rotina universitária é capaz de ser um tanto quanto cansativa, o foco nos estudos e nas responsabilidades pode levar à abdicação de momentos de diversão e lazer. Pensando nisso, a Atlética de Engenharia da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj) organizou partidas recreativas de futebol no campo da universidade, visando não só ao lazer, mas também à recepção e ao acolhimento para os alunos e pessoas de fora.

Dentro da universidade existem cartazes espalhados divulgando sobre o funcionamento da “pelada”, como é popularmente chamada, e o que fazer para jogar. Um QR Code é disponibilizado para entrar em um grupo no WhatsApp, onde a pelada é organizada. Fui a uma dessas partidas e pude ver como funciona. A lista com 35 vagas é disponibilizada no grupo, que contém cerca de 300 participantes. Quem se interessar, é só pôr o nome na lista e pagar a taxa de R$ 10 para os administradores.

A organização do evento é um ponto a ser destacado, pois, na descrição do grupo, existem regras a serem seguidas. Uma que me chamou a atenção é a que diz que não são permitidos xingamentos. Ora, se nem o futebol transmitido pela televisão escapa de xingamentos, por que na pelada da Uerj não poderia? Isso me soou irônico até presenciar que realmente não é permitido, e quem quebrar essa regra, está passível de punições, pois trata-se de um ambiente estudantil. A experiência, porém, é bem legal. A pelada acontece todas as quartas-feiras, das 20h às 21h30m, com os times sendo montados por sorteio e por ordem de chegada, para evitar equipes com jogadores já entrosados. O clima é de diversão, equilibrado com a gana pela competição, todos se divertem, mas, todos também querem ganhar.



25 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page