top of page
  • Foto do escritorFernanda Ferreira Ventura

Walter Firmo retrata a cultura negra em exposição no CCBB

"Walter Firmo: no Verbo do Silêncio a Síntese do Grito" evoca mais de 70 anos

da carreira de um dos fotógrafos mais reconhecidos do país. Cerca de 266 fotografias produzidas desde 1950, no início da carreira de Firmo, até depois de 1950, que se revigora a cada dia com as reproduções feitas pelo seu celular que ele compartilha através das suas redes sociais.


“Minhas imagens trazem um Brasil repleto de magia na cor e luz, e com o poder da negritude”, disse o próprio Firmo em entrevista reproduzida na exposição. A obra de Firmo restitui a dignidade negra, que teve sua imagem historicamente definida por um sistema racista de representação ressaltando sua beleza.


Foto: Fernanda F Ventura

As fotografias de Walter Firmo estarão até dia 27 de março no CCB no Rio de Janeiro


O Centro Cultural Banco do Brasil oferece uma imersão na fotografia e na vida de Walter Firmo, num evento destinado para todas as idades: conta a história do fotógrafo, entrevistas com ele e sua curadoria, possui QR CODE que direciona o público para um áudio aprofundado de cada fotografia e ainda possui obras disponíveis em braille.


Muitos jovens presentes na exposição foram capazes de identificar um tênis All Star nos pés do modelo de uma de suas obras, outros reconheceram a fotografia do time do coração Vasco da Gama. Já a senhora Isabela Saboia conta que ficou admirada ao ver nomes como os de Cartola, Clementina de Jesus e a Estação Primeira de Mangueira, no portfólio de Firmo.


Foto: Fernanda F Ventura

Walter Firmo é atemporal e abrange todas as idades


O destaque de Walter Firmo também está nas suas cores, ele descreve e expressa como poesia: "O amarelo doentio, o rosa mais doce e o azul infinito representando a imensidão, a luz constrói.” Suas cores vivas, cenários marcantes, suas flores celebrando sempre o Bumba-meu-boi ou o Carnaval, além de personagens negros e pardos por todo o Brasil, geraram fotografias históricas e capas de jornais durante toda a sua trajetória. Em 1963, venceu o Prêmio Esso de Reportagem, conquistado por “Cem dias na Amazônia de Ninguém", matéria publicada no Jornal do Brasil.


Foto: Fernanda F Ventura

Comemoração pela conquista do Prêmio Esso de Fotografia em 1963


As imagens de Firmo falam por si, trata-se de um fotógrafo de sensibilidade ímpar e de grande identificação com os brasileiros, sua luz não está somente na fotografia, também, na força de lutar pela população negra e reconhecer todas as suas cores. Firmo nos fortalece e ainda responde aos admiradores: "Nós já nascemos com uma intelectualidade própria, basta ter coragem para desenvolvê-la".


A exposição Walter Firmo: no Verbo do Silêncio a Síntese do Grito está em cartaz até dia 23 de março de 2023, com entrada franca e classificação livre.










2 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page