Vestindo a camisa do curso: amor universitário estampado
- Comunica Uerj
- há 1 dia
- 2 min de leitura
Por: Clara Calvente
Foto por: Clara Calvente

Passar no vestibular é sonho de muitos. Por isso, quando realizado, a vontade é de mostrar para todos o orgulho de ser universitário. A maneira mais fácil? Produtos estampados com o curso, que vão desde camisetas com escritos enormes, a broches com símbolos das faculdades. Nós, do COMUNICA UERJ, conversamos com alguns alunos sobre como é usar o “uniforme” dos universitários.
Existem muitos motivos que podem levar alguém a usar uma camisa da faculdade. A maioria aponta o orgulho como o motivo de andar com a estampa da Uerj para cima e para baixo. A estudante de pedagogia Jailane Santos da Silva conta que usar uma camiseta de pedagogia era uma vontade do início da graduação para mostrar seu amor pelo curso, e para motivar outros a também cursar pedagogia na Uerj. Maria Eduarda Fernandes, estudante do sexto período de direito, adiciona, para além do orgulho, usar um objeto do seu curso traz uma sensação de pertencimento a uma comunidade. Ambas têm outros objetos além das camisetas e os usam fora da universidade, mostrando seu orgulho estudantil para o mundo fora do campus.
Foto por: Clara Calvente

O curso de Educação Física, em especial, tem uma camisa que serve como uniforme para aulas práticas. “O CA (Centro Acadêmico) vende essas blusas, não é necessariamente um uniforme. O professor geralmente não cobra, mas a maioria acaba optando por usar, até para não sujar as próprias roupas”, explicou Julia Balsini, estudante do terceiro período.
Foto por: Clara Calvente

Seja por praticidade, ou por orgulho, usar um objeto do seu curso e da Uerj simboliza o amor que os alunos sentem por fazer parte da instituição. Como define Jailane Santos: “É mais que um uniforme, é o que eu lutei, é o que eu conquistei, eu estudei, corri atrás para hoje estar aqui usando essa blusa com tanto orgulho.”
Foto por: Clara Calvente


Comments