top of page
  • Foto do escritorComunica Uerj

Vem Pra Uerj: projeto social que aproxima jovens e adultos da experiência universitária


foto: Acervo Vem Pra Uerj


Por Nicoly Albuquerque


O projeto Vem Pra Uerj (VPU) foi fundado no dia 28 de junho de 2022, por quatro alunas de graduação da universidade. As estudantes Vitória Torres, do curso de geografia, Polyana Melo, de turismo, Isabela Vieira, de ciências sociais e Letícia Hagler, do curso de história, deram início ao projeto que desperta o interesse dos estudantes pela vida acadêmica através de visitas à Uerj. Além de democratizar o acesso às disciplinas presentes no vestibular Uerj pelos aulões promovidos, a grande missão do projeto é inserir estudantes no ensino superior público.


Segundo Polyana, a primeira visita guiada pelas integrantes do projeto foi feita de forma repentina, a pedido do professor de uma escola de Campo Grande que visitava a Uerj com sua turma. A visita foi conduzida através do conhecimento prévio que as fundadoras do VPU tinham sobre os espaços da universidade, mostrando a estrutura da instituição desde o décimo segundo andar até o térreo, expondo o dia a dia da universidade e explicando as políticas de permanência estudantil, que combatem a evasão no ensino superior. A partir desse primeiro contato com estudantes do ensino médio, as fundadoras viram a necessidade de construir um projeto transformador na vida de quem entra em contato com ele.


Desde então, o VPU já contou com cerca de 700 alunos fazendo visitas pelo campus Maracanã. Para agendar uma visita é preciso preencher o formulário que está disponível no link da bio do Instagram do projeto - @vemprauerj. Neste formulário, o solicitante deve fazer o agendamento da visita para turmas, podendo serem de escolas públicas, privadas, vestibulares sociais ou ONGs. É necessário informar o nome da instituição, telefone para contato, quantidade de alunos que participarão da visita e datas de preferência. A partir disso, o VPU prossegue com o agendamento e retorna o contato para confirmação da data.


Foto: Acervo Vem Pra Uerj



Foi no sentido de impulsionar a entrada de estudantes dentro da universidade que o Vem Pra Uerj começou a fazer aulões preparatórios para os exames do Vestibular Uerj. Os aulões de panorama geral acontecem próximo às provas, e neste ano, já ocorreram dois encontros sobre as disciplinas que caem com frequência nas provas. O aulão focado no primeiro exame qualificatório ocorreu nos dias 30 e 31 de maio, no auditório 111, e por conta da grande demanda de alunos inscritos foi preciso abrir outro auditório para transmitir as aulas. Para o aulão focado no segundo exame qualificatório, ocorrido nos dias 15, 16 e 17 de agosto, o VPU contou com o Teatro Odylo Costa Filho. Segundo os organizadores, ao longo dos três dias, cerca de 900 alunos participaram das aulas.


Yasmin Cheble, pré-vestibulanda que está no processo do Vestibular Uerj 2024, participou dos dois aulões. Segundo ela, foi uma experiência sem igual, que pôde aproximá-la da faculdade dos seus sonhos, além de fornecer aulas com ótimos professores e materiais que puderam ser usados, não só durante as aulas, mas também posteriormente. "Eu já tinha o foco de entrar na Uerj e o VPU aumentou ainda mais esse desejo. A seleção dos professores, a atenção que os organizadores deram para as nossas dúvidas, a fala de representantes da Uerj explicando sobre a universidade, tudo isso fez a experiência ser incrível.”


Foto: Acervo Vem Pra Uerj


O Vem Pra Uerj participou da 32° edição da Uerj Sem Muros - evento da universidade que busca apresentar à sociedade as produções acadêmicas. Como um projeto de extensão que tem o principal objetivo de mostrar a Uerj para estudantes, sobretudo do ensino público, foi na semana da Uerj Sem Muros que o VPU ganhou sua maior demanda de visitas. De acordo com Isabela Vieira, durante a semana do evento foram cerca de 1.500 alunos inscritos por suas escolas, além de algumas instituições que participaram sem inscrição prévia.


Foto: Nicoly Alburquerque



Para Isabela, o Vem Pra Uerj é transformador tanto para os estudantes quanto para suas fundadoras. Ela diz que durante as visitas é possível notar a mudança no comportamento dos estudantes do início até o final. Muitas das vezes, turmas que chegam desencorajadas passam a ser incentivadas a partir do VPU. "Depois que eles conhecem a Uerj de fato e que a gente mostra o que a Uerj tem de melhor para eles, é uma outra cabeça, uma outra ideia, e isso é muito gratificante. O VPU é o projeto da nossa vida." O projeto, que iniciou de forma repentina, cresce cada dia mais e ganha novas estruturas e novos parceiros em diversos cursos de graduação. Além do apoio da PR1 (Pró-Reitoria de Graduação), que possibilita conhecer diversos espaços da universidade e um reconhecimento institucional. O sonho idealizado gradualmente agora tem a credibilidade de um projeto de extensão que impacta diretamente na vida dos estudantes.







70 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Commentaires


bottom of page