top of page
  • Foto do escritorLaura Marques

Um pouco mais sobre o CTE e a TV Uerj

Tecnologia em prol da comunicação e da educação.


Foto: Site Uerj


Responsável por produções acadêmicas de impacto, o Centro de Tecnologias e Educação da Uerj (CTE) é encarregado pelo desenvolvimento de projetos de comunicação e educação na Uerj. Além das atividades no campo da comunicação social, como a divulgação de eventos, projetos de pesquisa e extensão universitária, o centro reflete e trabalha as ações para o melhorar uso das tecnologias na educação.


O CTE foi criado em 1972, com o objetivo inicial de administrar os auditórios e salas de recursos audiovisuais, ao longo do tempo ampliou sua atuação nas áreas de produção de conteúdos em televisão e vídeo, e se consolidou como referência. Atualmente, o centro é responsável também pela gestão da TV Uerj e da Rádio Uerj. Em conversa com a Coordenadora da TV Uerj, Cássia Ferreira, ela retrata parte deste trabalho.


Qual é a importância do CTE para a Uerj?

Por estar na interseção entre os campos de comunicação e educação, seu papel ultrapassa a divulgação de ações institucionais, os projetos de pesquisa e de extensão. O CTE tem um lado jornalístico muito forte e preponderante, mas também tem o desafio em encontrar maneiras criativas de pensar e ressignificar o uso das tecnologias na educação. Além disso, temos uma forte atuação na mediação tecnológica das atividades, sendo responsável por inúmeras transmissões ao vivo, que garantem visibilidade e transparência para os processos institucionais. Por essas razões, acredito que o CTE tem uma importância estratégica para a Uerj.

Como surgem as pautas para os programas produzidos pela TV Uerj?

Algumas pautas são demandas de cobertura dos eventos institucionais e acadêmicos. Outras, da relação com nossas fontes, que podem ser professores, servidores técnico-administrativos e alunos. Como pautas também podem ser os resultados de uma busca ativa nos grupos e projetos de pesquisa da universidade, assim como fruto das pesquisas da nossa equipe de jornalistas e estagiários. Acompanhamos também as pautas sugeridas através do nosso site.


Pode citar algumas produções recentes que fizeram sucesso nos canais de vocês?

Posso destacar o vídeo “O que é ser mulher no século XXI”, que foi pensado como um vídeo alusivo ao Dia Internacional das Mulheres. Temos também o vídeo “Tudo que você precisa saber sobre a #Uerj”(link no fim da matéria). Gosto deles porque foram pensados em equipe e tiveram uma dedicação à pesquisa um pouco maior. Nessas produções, nossos profissionais e estagiários foram desafiados e responderam de maneira bastante positiva, demonstrando conhecimento da técnica e criatividade.


Como é o dia a dia de um estudante bolsista na TV Uerj?

Tudo depende do momento de cada produção. Nosso ambiente de trabalho é aberto e favorece à troca de ideias e conhecimentos. Acredito que os momentos mais agitados sejam os das gravações externas porque os obrigam a lidar com questões do dia a dia da produção audiovisual. Além disso, eles aprendem a importância da organização, da pontualidade e da atenção aos detalhes. Também temos alguns momentos de formação interna com alguns cursos para potencializar o desenvolvimento deles. Compreendendo que aqui é um espaço de formação multidisciplinar, em que eles têm a possibilidade de conviver com profissionais de perfis e formações diversas.



Assista:


12 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Kommentare


bottom of page