top of page
  • Foto do escritorGuibsom Romão

Uerjianos ignoram monitoramento sobre a Covid

Atualizado: 4 de fev. de 2023

Com adesão de apenas 3,5% entre alunos da graduação, Painel Monitora Uerj é pouco representativo sobre casos da doença na universidade.

Quatro meses após seu lançamento, o Painel Monitora Uerj, tem se mostrado insignificante na representação e transparência dos números de vacinados e sobre a circulação do vírus na universidade.


Dos dados apresentados pelo Painel, no dia 24 de outubro, aproximadamente, apenas 3,5% da comunidade uerjiana havia registrado, ao menos, uma dose de vacina recebida. Com isso, dos possíveis 61.041 passaportes vacinais que podem ser emitidos, apenas 2.192, após quase quatro meses de criação do painel, foram registrados.


Criado pela Pró-Reitoria de Saúde (PR5) em parceria com a Diretoria de Informática (Dinfo), o Painel Monitora tem como objetivos mapear o avanço do vírus nos espaços da universidade, tornar transparente esses dados e usá-los como norteador de decisões institucionais de cunho sanitário.


O painel recolhe informações sobre dois dados individuais da comunidade, o cadastro de vacinas contra a Covid-19, para a emissão do passaporte de acesso aos campis, e o cadastro de testagem, para saber se a comunidade uerjiana tem sido contaminada ou não.


No entanto, a baixa adesão e falta de cadastro por parte de alunos, docentes, servidores, contratados e terceirizados, têm evidenciado uma ineficiência e ineficácia do Painel no objetivo de transmitir informações sobre a presença do vírus na universidade.



A baixa adesão à ferramenta é geral na comunidade, porém, maior entre discentes. Analisando os dados por grupos, aproximadamente 9,9% dos servidores registraram ao menos uma dose de vacina no painel, contra aproximadamente apenas 2,9% dos discentes da graduação. Se olharmos para o gráfico dos discentes da pós-graduação, o registro é menor ainda, com aproximadamente apenas 1,6% dos passaportes emitidos.


A Uerj continua exigindo a exibição do comprovante de vacinação para a entrada nas dependências internas da universidade, que podem ser apresentados de maneira física ou digital os passaportes emitidos pelo Monitora Uerj ou o comprovante emitido pelo ConectSUS.


A universidade também realiza testagem de Covid-19 para toda a comunidade uerjiana e servidores do Estado do Rio de Janeiro, sem necessidade de agendamento, de segunda a sexta, das 8 horas às 11 horas, embaixo do Pilotis do Bloco A, em frente ao Teatro Odylo Costa Filho.

Para emissão do passaporte vacinal, envie seus comprovantes vacinais para o site www.monitora.uerj.br, e contribua para a transparência de dados e monitoramento do vírus na universidade.

38 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page