top of page
  • Foto do escritorMaria Victória Santiago

#PERSONAGEMDAUERJ/Clóvis: o "tio" da quadra

Atualizado: 4 de fev. de 2023

Ex-estudante do CAp-Uerj, Clóvis hoje recebe a todos nas quadras da universidade com um sorriso de orelha a orelha


Clóvis Gervásio Feliciano é um funcionário conhecido dentro e fora das quadras da Universidade do Estado do Rio de Janeiro, anima todos que passam por lá com seu carisma e simpatia. Uerjiano raiz, estudou no Colégio de Aplicação da Uerj, o CAp-UERJ, aos 55 anos, retornou à universidade em novembro, para auxiliar na vacinação, já a partir de março, foi designado para a quadra de esportes, onde trabalha atualmente. O funcionário em seu tempo livre ama praticar variados esportes, e nunca está longe das quadras.


Entre a supervisão da quadra e dos alunos, ele conversou com o Comunica UERJ . Entre a entrada e saída de alunos, cumprimento de colegas de trabalho, Feliciano, trabalha sempre bem-humorado o que conquista qualquer um que passe pela quadra.

O que o senhor faz atualmente? Supervisiono a quadra e os alunos que usufruem dela.


Qual sua relação com a Uerj?

De longa data. A minha família possui um vínculo com a Uerj, meu pai e minha mãe trabalharam por longos anos no CAp, tanto que se aposentaram lá. Já o meu irmão, veio trabalhar na universidade em 1989, como ascensorista, atualmente é chefe da área patrimonial. Sem contar que estudei no Instituto de Aplicação Fernando Rodrigues da Silveira de 1979 até 1986. Depois de anos trabalhando na Light, meu irmão me chamou pra trabalhar aqui na universidade.


Qual foi o jogo ou trote mais emocionante que teve dentro de quadra? Teve briga? Para mim, poder assistir às olimpíadas do CAp é uma honra e glorioso, até porque fui chefe de bandeira. Aproximadamente, um mês atrás deu uma briga feia no jogo das meninas do handball. Nesse dia estava presente vi tudo o que ocorreu. O coordenador, juiz do jogo e as jogadoras intervieram, foi tudo muito rápido. Nós repudiamos qualquer ato que infrinja as regras de convivência dentro de quadra, então fiquei chateado de ver essa cena.


Você tem alguma história curiosa ou interessante que aconteceu aqui?

Os alunos são maneiros, tenho uma troca boa com eles, acabo conhecendo muita gente. Mas acontece que temos regras que devem ser seguidas dentro de quadra. Teve uma equipe de futsal que estava treinando e a vestimenta não estava adequada, cheguei a conversar com o técnico pra ver se dava um toque na galera, mas nada aconteceu.


Quando encerrou o jogo, perguntaram quando seria o próximo, e segui o regulamento, dizendo que não haveria, porque eles não seguiram à risca o meu comunicado. A quadra é um local considerado uma segunda sala de aula, temos regras do ginásio, que todos devem seguir, se um não segue dá direito a todos fazerem igual. Já tivemos casos de expulsão, não porque eu quis mas se não seguir as regras, tem as consequências.


O que a Uerj representa para você?

Tenho um sentimento, ainda mais pelo CAp-Uerj, a universidade representa um bom lugar para trabalhar, conhecer pessoas e pensamentos diferentes que estão em busca de um sonho.

A Uerj, proporciona coisas boas a mim, agradeço ao meu irmão por ter me dado essa oportunidade. Nesse momento da minha vida, ter a oportunidade de estar convivendo com pessoas diferentes do meu antigo trabalho é uma sensação muito boa. Apliquei ao longo da minha vida toda a base que construí no Colégio de Aplicação, a qual, sou extremamente grato.



55 visualizações1 comentário

Posts recentes

Ver tudo

댓글 1개


Bruno Queiroz
Bruno Queiroz
2022년 11월 10일

Que entrevista maravilhosa!!

좋아요
bottom of page