Uerj recebe próxima edição do Programa Central da COP
- Comunica Uerj
- 29 de mai.
- 2 min de leitura
Mesa redonda trará debates sobre COP30, discutindo assuntos como meio ambiente, clima e geopolítica
Por Felipe Custódio
Material de divulgação/Observatório do Clima

No dia 2 de junho, a Agência de Notícias Científicas da Uerj, coordenada pela professora da FCS Fernanda da Escóssia, em parceria com o Observatório do Clima (OC), irá promover uma mesa-redonda sobre a 30ª Conferência das Partes da Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (COP30). Central da COP: a mesa-redonda do clima será realizada às 16h, no Auditório 91, campus Maracanã, e busca debater as pautas mais importantes da COP de maneira leve e divertida, utilizando linguagem futebolística.
Inspirado nas mesas redondas esportivas, o programa promovido pelo Observatório do Clima traz uma análise crítica e bem-humorada da crise climática. O evento vai seguir o modelo das mesas-redondas de futebol para inserir os participantes nos assuntos climáticos e familiarizá-los com o jornalismo científico de forma dinâmica.
O que é a COP?
As Conferências das Partes é o principal órgão decisório da Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre a Mudança do Clima (UNFCCC), reunindo anualmente os países que ratificaram a convenção para discutir e negociar ações globais contra as mudanças climáticas. Atualmente, 198 países participam da UNFCCC, tornando-a uma das maiores plataformas multilaterais da ONU. Em 2025, o Brasil sediará pela primeira vez uma Conferência das Partes. A COP30 ocorrerá em Belém, no estado do Pará, entre os dias 10 e 21 de novembro. O evento representa uma oportunidade significativa para o país demonstrar seu compromisso com a ação climática e fortalecer a liderança regional na luta contra as mudanças climáticas.
Programa Central da COP
Promovido pelo Laboratório LED – Agenc da Uerj em parceria com o Observatório do Clima, o evento é uma iniciativa inovadora que busca aproximar a comunidade acadêmica e o público em geral das discussões sobre mudanças climáticas. A proposta da Central da COP é descomplicar os temas relacionados ao meio ambiente, clima e geopolítica, utilizando uma linguagem acessível e interativa. “É tempo de entender o que estão fazendo com o planeta, e qual o papel do jornalismo nisso”, declara Fernanda da Escóssia.
O evento contará com bingo, sorteio de álbum de figurinhas da Central da COP, VAR para discursos políticos, cartão vermelho para negacionismo e Fair Play para energias renováveis. Além disso, a mesa conta como atividade complementar para os estudantes, emitindo certificado de horas extras.
Para compor o time da mesa, foram chamados: Claudio Ângelo (OC), Ana Carolina Lourenço (Avina), Fernanda da Escóssia (Uerj) e Isvilaine Silva (OC), que juntos irão debater sobre a conferência climática, destacando sua relevância para as agendas ambientais brasileiras e globais, além de discutir os possíveis impactos e desdobramentos dessas negociações. A atividade será gratuita e aberta ao público acadêmico e externo.
Kommentare