Uerj presente no Rio Innovation Week
- Comunica Uerj
- há 11 horas
- 2 min de leitura
No evento, cujo objetivo principal é valorizar tecnologia e inovação, Uerj marca presença com estandes nos quais diversos projetos foram apresentados
Por: Kamila Campos
Na semana dos dias 12 a 15 de agosto, a maior conferência global de tecnologia e inovação ocorreu no Pier Mauá, localizado na Zona Portuária do Rio de Janeiro. O Rio Innovation Week contou com a participação da Universidade do Estado do Rio de Janeiro, que apresentou grandes destaques. A faculdade foi devidamente representada por estandes que enalteciam e exibiam a atividade de seus múltiplos laboratórios, projetos e pesquisas.
Um dos projetos apresentados no primeiro dia de evento teve como mote encarar podcasts narrativos como estratégias de divulgação científica, uma iniciativa vinculada ao Laboratório de Podcasts Narrativos da Uerj (Lunar). O graduando de comunicação social Carlos Roberto Alves, que foi expositor e técnico de som de um podcast atrelado ao projeto, contou mais sobre sua participação como aluno da Uerj no evento: “Este dia agregou muito na minha formação, sobretudo nas entrevistas. Apesar do nervosismo e dos tremores por conta do frio, consegui me sobressair, e com mais treino consigo agregar mais experiência.”
Reprodução: Geovana Costa

Outros dois graduandos representaram na conferência o Audiolab, laboratório de áudio da Faculdade de Comunicação Social da Uerj (FCS). Miguel Ferreira e Sara Pimentel, ambos estudantes de jornalismo da FCS, presenciaram a divulgação de apresentações de videocasts sobre inovações e tecnologias no ensino, na pesquisa, e nas atividades de extensão da Uerj. Referente à questão da saúde carioca, os alunos do laboratório engajaram com pautas sobre a inovação tecnológica no contexto da medicina e discutiram a importância do SUS na luta por uma prática medicinal mais humanizada no Brasil.
Miguel Ferreira diz sobre o quanto o Rio Innovation Week agregou para sua formação acadêmica: “No evento foi possível perceber como a gente pode inovar de diversas formas sem que isso perca o caráter democrático, humanístico e social”, afirma, destacando como a presença no evento pode ser frutífera para muitos estudantes.
A maior conferência de tecnologia e inovação também foi gratificante para Sara Pimentel, que relatou sobre sua experiência no RIW: “Minha experiência foi muito rica e divertida. Os estandes eram muito interativos e transmitiam conhecimento sem muito academiquês.”
Reprodução: Sara Pimentel e Miguel Ferreira

Comments