top of page
  • Foto do escritorComunica Uerj

Uerj leva criação de foguetes, projeto na Antártica e surf de ‘realidade virtual’ para o Rio


foto: divulgação Rio Innovation Week

Visitante experimentando o esporte de realidade virtual, o projeto eMuseu, de professora da Uerj


Por João Carlos



A Uerj participou da 3ª edição da Rio Innovation Week, maior feira de tecnologia e inovação da América Latina, que aconteceu no Pier Mauá, Zona Portuária do Rio de Janeiro, nos dias 3, 4, 5 e 6 de outubro. Por meio do Instituto Multidisciplinar De Formação Humana Com Tecnologia (IFHT), a Uerj apresentou palestras, estandes, painéis de discussões na área de tecnologia e inovação, mostrando trabalhos de pesquisa, e também produtos desenvolvidos pela comunidade uerjiana.



Desde a primeira edição da Rio Innovation Week, a universidade participa da seleção e da organização dos projetos a serem expostos no evento, em parceria com Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação do Rio de Janeiro (SECTI). No total, foram 21 palestrantes convidados pela Uerj, entre professores e alunos com projetos dos mais destacados na área de pesquisa e inovação.



Foram mais de 12 boxes com diversos estandes, alternando de hora com projetos de pesquisa. Entre os trabalhos que mais chamaram a atenção, estava o da Criosfera, laboratório de monitoramento do meio ambiente que a Uerj coordena há anos na Antártica, sob a supervisão de Heitor Evangelista, do Instituto de Biologia Roberto Alcantara Gomes (Ibrag), e a apresentação do Grupo de Foguetes do Rio de Janeiro, coordenado pelo professor da faculdade de engenharia, Gil Pinheiro.



O projeto eMuseu, idealizado por Bianca Gama, professora do Instituto de Matemática e Estatística (IME), no qual os visitantes puderam surfar num simulador 3D, com uma prancha real e óculos de realidade virtual, também chamou bastante atenção. O projeto oferece ainda experiências de realidade virtual em outras áreas do esporte, como esgrima. A iniciativa pioneira da professora do IME - Uerj, é responsável também por desenvolver um tour virtual em cerca de 30 museus espalhados pelo mundo, entre eles o Museu do Esporte e o Museu da Cultura. Palestra de Igor, do Canal Flow, e de Rodrigo Santoro


O maior evento de tecnologia sediado no país


O Rio Innovation Week é uma conferência de tecnologia e inovação, que está em sua 3ª edição, que dessa vez aconteceu na Praça Mauá, Centro do Rio, num espaço com 60 mil metros quadrados e considerado o maior evento desse tipo da América Latina. Os ingressos para entrar no evento custaram de R$ 250 a R$ 600 reais, embora tenha havido entradas gratuitas, para os alunos das NAVEs do Conhecimento, do estado, que tiveram direito. Estima-se que cerca de 130 mil visitantes marcaram presença no evento.


O encontro também atraiu personalidades, como o fundador e o primeiro CEO da Netflix, Marc Randolph, e a Anitta que falou sobre empreendedorismo e como gerenciou sua carreira, Margareth Dalcolmo, pesquisadora da Fiocruz pioneira no período da pandemia, Graça Machel, viúva de Nelson Mandela e que defende iniciativas a crianças e ao empreendedorismo de mulheres, Alex Osterwalder, criador da plataforma Canvas, Igor, do canal Flow, um dos maiores canais de podcasts do Brasil, Xuxa, que falou sobre veganismo, Eduardo Kobra, autor daqueles murais gigantes do Boulevard Olímpico, dono do maior mural grafitado do mundo na sede da ONU, dentre outros.


Seleção rigorosa antes


Mas quem expôs precisou antes passar por um rigoroso processo de seleção organizado pelo IFHT, o instituto responsável pelos estandes da Uerj. Nesta edição, o período de inscrições para cadastro de interesse em expor e se apresentar na RIW foi aberto em setembro.


A experiência, foi uma ótima oportunidade para alunos e professores da comunidade uerjiana divulgar seu trabalho para um público fora do ambiente acadêmico.











14 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page