Programa de Mobilidade Internacional é associado à bolsa Erasmus+
Por Gabriel de Souza
Foto: Stanley Moraes/Pexels
A Diretoria de Cooperação Internacional da Uerj (Dircint), em parceria com a Pró-reitoria de Graduação (PR1), abriu na sexta-feira (11) inscrições para estudantes de graduação concorrerem a uma vaga para o Programa de Mobilidade Internacional na Universidade de Jaén, Espanha.
A oportunidade é oferecida através do programa Erasmus+, que visa à educação e à formação de estudantes nas instituições da União Europeia (UE) associadas à Uerj. As inscrições ficam abertas até o dia 21 de outubro, e devem ser feitas através de envio dos documentos descritos no Edital 07/2024, disponível no site da Diretoria da Incorporação Nacional, para o endereço eletrônico inscricao.intercambio@dircint.uerj.br. O resultado será divulgado no dia 29 de outubro e o início das atividades acadêmicas será em janeiro de 2025.
Para se candidatar, é preciso ter mais de 18 anos, ter concluído no mínimo 40% (quarenta por cento) e no máximo 80% (oitenta por cento) do total de créditos de disciplinas exigidos. Também é necessário ter CR igual ou superior a 7 que deverá ser igual ou superior ao CR médio de seu curso, proficiência na língua estrangeira, não ter participado de programa de intercâmbio por mais de 6 meses de duração e nem ter solicitado pedido de residência permanente no país de destino da mobilidade.
A estudante de jornalismo Rafaela Antico, 21 anos, foi contemplada com a vaga em 2023.2 e cursou um período na Universidade de Porto, em Portugal. Ela contou sobre como o intercâmbio a ajudou nas suas vivências acadêmicas.
“Lá em Portugal, eu tive a oportunidade de puxar matérias que não existem na grade da Uerj, como por exemplo, marketing digital. Lá eu pude estudar e aprofundar isso, é uma área pela qual me interesso muito. E era uma disciplina muito atualizada, muito técnica, muito bem preparada pelos professores.”
Antico ressalta a importância do programa de Mobilidade Internacional para estudantes universitários.
"Para mim, com certeza, foi criar independência. E eu ainda pude conhecer outros países, conhecer novas culturas e visitar lugares que sempre sonhei.”
Comments