top of page
  • Foto do escritorComunica Uerj

Uerj abre inscrições para o 1º Exame de Qualificação do Vestibular Estadual 2025

Primeira etapa do processo seletivo se aproxima e tende a gerar ansiedade nos candidatos


Por Nuno Melo        Redatora: Beatriz Araujo


O período de inscrições para o 1º Exame de Classificação do Vestibular Estadual 2025 começou no dia 15 de abril e segue até 6 de maio e são feitas através do portal Uerj. A prova, que acontece dia 9 de junho, faz parte de processo seletivo para ingresso nos cursos de graduação oferecidos pela universidade em seus diferentes campi espalhados pelo Estado do Rio. Podem se candidatar aqueles que tenham concluído ou estejam cursando o último ano do ensino médio. Em sua última edição, em 2023, cerca de 48 mil candidatos realizaram a prova.


Assim como no ano passado, a seleção terá duas fases, conforme o modelo tradicional retomado pela instituição após 3 anos de fase única - alteração motivada pela pandemia de COVID-19. A etapa inicial é composta por dois Exames de Qualificação com questões objetivas de Linguagens, Matemática, Ciências Humanas e Ciências da Natureza. Os vestibulandos têm a opção de fazer os dois exames, sendo considerada a maior pontuação obtida entre os dois, ou podem optar por fazer apenas um deles. Após a aprovação nesse primeiro ciclo, o candidato se torna apto a realizar o Exame Discursivo, que compreende redação e dois testes específicos selecionados segundo a opção de curso.


Foto: Agência Brasil/ Acervo



Vestibular Uerj: cerca de 48 mil candidatos participaram da última edição da prova


A dinâmica do processo seletivo se contrasta com o modelo aplicado pelo INEP, no Exame Nacional do Ensino Médio: segundo vestibulandos, o modelo próprio da Uerj apresenta um tom mais analítico na abordagem de questões, caráter não reconhecido para aqueles que também prestam o Enem. Para Márcia Gonçalves, diretora do Departamento de Seleção Acadêmica (Dsea), os moldes do Vestibular Estadual foram elaborados de acordo com pressupostos pedagógicos e acadêmicos. “Nosso modelo se baseia na premissa de criar uma prova cidadã, sem ‘pegadinhas’ ou ‘armadilhas’. Os candidatos são avaliados mas também podem aprender com as provas.”


Com calendário já definido, a preparação para o 1º Exame de Qualificação começa a se intensificar - assim como a ansiedade dos estudantes. Nesse momento, é muito comum que fatores como o volume de conteúdo e alta competitividade aumentem a pressão imposta aos candidatos. O psicólogo Artur Gomes, que faz um acompanhamento do alunado no Pré-Vestibular Social do Sintuperj, ressalta que esse período também é rodeado de questões que interferem psicologicamente no dia-a-dia do candidato. “É muito importante considerar a condição emocional da pessoa, assim como sua questão familiar e estilo de vida, porque tudo isso também está em jogo para a prova.” 


Foto: Mídias Sociais



Foco na prova e na cabeça: Alunos do Pré-Vestibular Social realizam simulado.


Para Gomes, a aproximação da data da primeira avaliação deve ser um tempo para identificar fraquezas e traçar estratégias, segundo a demanda de cada estudante. “Em nosso projeto, por exemplo, buscamos oferecer grupos de orientação que auxiliem alunos com TDAH e problemas familiares, realçando a importância da qualidade do estudo. Além disso, para aqueles que ainda não escolheram o curso ou estão angustiados com o tema, temos um grupo especial de orientação vocacional.”


“Eu passei por tudo isso e sei o quão desgastante é”, compartilha a caloura Isabella Serpa (19), que ingressou no curso de Física na Uerj este ano, após prestar duas vezes o Vestibular Estadual. A estudante aconselha os vestibulandos a tentarem manter a calma e refazer provas de edições passadas e simulados para ajudar a controlar a emoção. “No dia da prova, confie no seu potencial e principalmente no tempo que você se dedicou para ela.”, conclui Isabella. 


29 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Σχόλια


bottom of page