top of page
  • Foto do escritorLaura Marques

Turma de 2020 da FCS começa os preparativos para formatura

Alunos precisam recorrer a empresas particulares para realização dos eventos


Foto: Comissão de Formatura FCS 2020



Por Laura Marques


Estudantes da Faculdade de Comunicação Social da Uerj com previsão de formatura para 2025 já começaram a mobilização para a realização das festividades. Devido à universidade não oferecer nenhum tipo de comemoração na fase de conclusão do curso, cabe aos formandos planejar e desembolsar dinheiro de seus próprios bolsos para que tudo se realize. Caso contrário, acontece somente uma reunião em uma das salas do curso para a assinatura do diploma.


É nesse momento que entra a comissão de formatura, um grupo formado por estudantes engajados em fazer as festividades acontecerem. A comissão fica responsável por selecionar a empresa, alinhar os interesses dos alunos com a contratada e fiscalizar todas as ações estabelecidas no contrato. Os serviços mais contratados são o baile de gala, a colação de grau e o ensaio fotográfico com toda a turma.


Segundo a Comissão, os valores das propostas ficaram em torno de R$ 3.000 e R$ 5.000, a depender do número de alunos e convidados - neste caso, a organização considerou de 30 a 50 formandos com 4 convidados. Quesitos como acessibilidade financeira, possibilidade de parcelamento, histórico de golpe e a opinião dos formandos sobre as propostas de cada empresa, foram considerados no momento de selecionar a proposta na fase final.


Perguntado sobre suas expectativas em relação à comemoração, Carlos Vinícius Araújo, estudante de jornalismo, afirmou que: "É a realização de um grande sonho, poder concluir um importante passo, para me direcionar ao mercado de trabalho na profissão que sempre quis exercer. Significa que todas as dificuldades para chegar até aqui foram superadas.” Ele e outros formandos já iniciaram o processo de contratação para a realização dos eventos: “O buffet tem muita variedade, a decoração pensada é muito bonita, fora que possui muito cuidado para atender às exigências dos formandos. É uma proposta que atende bem ao que desejo para minha festa de formatura”, completa o estudante.


Considerando os casos de golpes que vieram a público nos últimos anos, a comissão precisou ter muito cuidado no momento de cotar as empresas. Em conversa com a Gabriela Nel, representante da Comissão 2020, ela explica como a equipe se posicionou ao longo desse processo, “Nós fizemos um levantamento de formaturas de escolas maiores, e ao todo selecionamos três empresas. Optamos por companhias que pessoas próximas tinham tido boas experiências, além disso, buscamos o CNPJ no Jusbrasil e reclamações no Reclame Aqui”.


29 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comentários


bottom of page