Trote 2025.2: Acolhimento e recepção para os novos uerjianos
- Comunica Uerj
- há 18 horas
- 2 min de leitura
Os novatos são recebidos com muita tinta, atividades e guias pela faculdade.
Por: Gabriel Gatto
Reprodução: Jade Teles

Antes do início das aulas, os alunos da Uerj dão uma pausa no descanso e voltam à universidade com um objetivo: recepcionar os novos estudantes — também conhecidos como calouros — por meio dos trotes.
Os tradicionais “trotes” são atividades feitas pelos veteranos para integrar os novos alunos ao ambiente universitário, disponibilizando guias pelos principais pontos da faculdade e atividades de apresentação e descontração pelo campus.
Entre essas atividades, a clássica pintura é obrigação, sempre destacando o nome e as cores de cada curso. Além disso, jogos esportivos entre veteranos e calouros e treinos com a bateria da atlética são comuns nessas recepções.
O veterano Miguel Curci, 20, do terceiro período de Educação Física, contou mais sobre algumas atividades que eles forneceram para seus calouros: “Foi uma semana completa, o primeiro dia foi de integração com os calouros e apresentação da atlética e do Centro Acadêmico. No segundo foi um dia de piscina, que fica perto do restaurante universitário, e da apresentação da Oficina Cheer. No terceiro foi um Caça ao Tesouro e uma Oficina de Bateria, com a equipe da própria torcida ensinando e apresentando as músicas para os calouros. No quarto foi o dia dos esportes e no último foi a gincana. E em todos esses dias os calouros foram pintados.”
Além disso, Miguel destacou a importância do trote para os calouros e sua experiência organizando o evento:
“Senti que todos os calouros estavam unidos, logicamente tem um que fala menos, outro mais, mas todos eles ficaram bem unidos. Não senti ninguém deslocado. Acho que a parada da semana de trote é os veteranos estarem animados. Essa animação faz com que todos os calouros se sintam unidos e queiram participar.”
Reprodução: arquivo pessoal de Miguel Curci

Comments