Uerj disponibiliza ônibus e garante a possibilidade da comunidade acadêmica economizar em viagens para fins acadêmicos
No mês de setembro, entre os dias 23 e 25, membros da Iniciativa Consultoria, Empresa Júnior de Gestão de Negócios da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj), precisaram de um ônibus para viajar até Macaé para um evento de empresas juniores -o Encontro Fluminense de Empresas Juniores (EFEJ) e se juntaram a outras empresas para solicitar um ônibus à universidade.
Normalmente, o processo para a utilização dos ônibus que a universidade disponibiliza é bem rigoroso e tem que ser solicitado à Pró-Reitoria de Políticas e Assistências Estudantis - PR4, em média, com dois meses de antecedência, pois é necessário que os alunos apresentem um documento solicitando o transporte e especificando que será utilizado para fins acadêmicos. Além disso, é necessário que haja um docente presente em toda a viagem.
No entanto, o tempo dos membros da Iniciativa era curto e, após descobrir por um colega que poderia solicitar esse transporte à universidade, Rafael Murray, o presidente da empresa, entrou em contato com a diretora do Departamento de Inovação da Uerj, Marinilza Bruno, para que o ônibus fosse cedido o mais rápido possível. Um processo que seria realizado em, no mínimo, dois meses, foi então encurtado para algumas semanas devido à professora. “A Marinilza mostrou uma grande vontade de nos ajudar e foi muito prestativa”, ressaltou Rafael. Além disso, o dinheiro que as empresas não gastaram com transporte foi convertido para que mais membros pudessem ter a experiência de estar em um evento.
Fonte: Acervo de Rafael Murray
Alunos das empresas juniores da Uerj Iniciativa Consultoria, Hidros e Conpleq
A Uerj tem ônibus próprios, no entanto, Aline Maria de Almeida, membro da Iniciativa, conta que o ônibus aparentava ser alugado, com ar-condicionado, mais lugares do que os da Uerj têm, banheiro e assentos reclináveis. Não se sabe o motivo pelo qual a Uerj não disponibilizou os ônibus próprios.
Já Rafael, nos confidenciou que, faltando uma semana para a viagem, o docente que os iria acompanhar precisou cancelar sua presença por um problema pessoal e que ele precisou correr contra o tempo para convencer outro professor a acompanhar as empresas. Aline contou que a viagem foi tranquila, e os alunos não passaram por perrengues e aproveitaram toda a oportunidade de aprendizado e networking que o evento poderia oferecer.
Fonte: Acervo Rafael Murray
Comments