Sonia Guajajara recebe título Doutora Honoris Causa na Uerj
- Comunica Uerj
- 4 de jun.
- 2 min de leitura
Ministra é primeira indígena a receber essa homenagem
Por Elenna Cruz
Foto: Agência Brasil

A ministra dos Povos Indígenas do Brasil, Sonia Guajajara, recebeu, quarta-feira (28), o título de maior grau de prestígio da Uerj: Doutora Honoris Causa. Aprovado em sessão do Conselho Universitário, o título é atribuído a personalidades que se destacam por sua contribuição à cultura, à educação ou à humanidade — no caso dela, à luta pelos direitos dos povos indígenas e pela preservação do meio ambiente. Em 74 anos de história da universidade, essa é a primeira vez que uma pessoa indígena recebe esse reconhecimento.
Em seu discurso, na cerimônia que ocorreu no Teatro Odylo Costa, filho, Guajajara reconheceu a honraria como um ato simbólico e político de valorização dos saberes indígenas — não como uma herança do passado, mas como uma potência do presente e do futuro do Brasil e do mundo. Destacou também a importância da Uerj em ser a primeira universidade brasileira a adotar o sistema de cotas raciais, medida fundamental para a democratização do acesso ao ensino superior e à produção científica.
Neste mesmo mês, também foi revogado o título de Doutor Honoris Causa concedido, em 1974, ao general Emílio Garrastazu Médici, um dos militares que governaram o Brasil durante a Ditadura. Considerando as violações aos direitos humanos cometidas por ele naquele período, o Conselho Universitário tomou a decisão por unanimidade. Essa época foi marcada, também, por diversas violências contra as populações indígenas, como o trabalho forçado e a expropriação de terras.
A justaposição desses dois acontecimentos representa uma mudança de paradigma na concessão e manutenção de honrarias pela instituição, que busca a reparação histórica e a defesa das populações marginalizadas. No ano passado, por exemplo, a Uerj nomeou Doutora Honoris Causa à ativista Keila Simpson, fundadora da Antra (Associação Nacional de Travestis e Transexuais), que se tornou a primeira pessoa trans do Brasil a receber o título.
Comments