top of page

Sextas Afirmativas: Uerj amplia debate sobre inclusão e política de cotas

  • Foto do escritor: Comunica Uerj
    Comunica Uerj
  • 2 de jul.
  • 2 min de leitura

Programa da PR4 destaca importância das ações afirmativas e do respeito à diversidade na universidade


Por Felipe Custodio


Fotos: Reprodução PR4 / Uerj

ree

        Última edição do projeto Sextas Afirmativas


Inaugurado em março de 2024, o projeto Sextas Afirmativas, realizado pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj), é um ciclo de encontros voltado ao debate sobre inclusão, permanência estudantil e os desafios enfrentados pelos beneficiários das políticas de cotas. Organizado pela Pró-Reitoria de Políticas e Assistência Estudantis (PR4), a iniciativa movimenta palestras e atividades culturais no espaço acadêmico, reunindo estudantes, professores, servidores e representantes de movimentos sociais.


Em parceria com o Departamento de Articulação, Iniciação Acadêmica e de Assistência e Inclusão Estudantil (Daiaie), o projeto Sextas Afirmativas é parte do esforço da universidade em consolidar as ações afirmativas como política institucional, valorizando a trajetória dos estudantes cotistas e a memória da luta pelo direito à educação pública e inclusiva. Em cada encontro, são discutidos temas relacionados a ingresso, permanência e êxito acadêmico de estudantes negros, indígenas, quilombolas, pessoas com deficiência e oriundos de escolas públicas.


Sua última edição aconteceu no dia 23 de maio, com o tema “Políticas de cotas e desejo popular: recordações de dois militantes do movimento acorrentados na Uerj”. O encontro contou com a presença da professora Célia Cristo e do professor metodista André Guimarães, ambos egressos da Uerj, que compartilharam suas vivências pioneiras na mobilização pela implementação de cotas na universidade pública.


Aberta ao público, as atividades ocorrem sempre às sextas-feiras, sem a necessidade de inscrição prévia, e com emissão de certificados de Atividade Complementares para participantes. Os encontros do projeto acontecem principalmente no campus Maracanã, no auditório da Rede Sirius, localizado no bloco B, 1º andar, sala 1.020.


O Sextas Afirmativas integra o calendário de ações da PR4, como uma estratégia institucional da Uerj para fortalecer as políticas de ação afirmativa. O projeto amplia o diálogo sobre desigualdades sociais, raciais, de gênero e de classe, e reforça a importância de consolidar condições para permanência e protagonismo dos estudantes cotistas, promovendo uma série de atividades que discutem a inclusão e diversidade em todos os campi da Uerj.


A próxima edição do projeto ainda não teve sua data confirmada. As informações sobre a programação, incluindo temas, convidados e locais dos encontros, são divulgadas nos canais oficiais da PR4 e da Uerj, como o site institucional, a agenda de eventos e as redes sociais da universidade. 


Para mais informações sobre o projeto e a programação dos próximos encontros, acesse o site da PR4 (www.pr4.uerj.br) ou acompanhe seu perfil no Instagram (@pr4.uerj).



Comments


bottom of page