Foto: Shutterstock
Por Breno França
O grupo Desafios Emocionais e Relacionais na Adolescência e Adultez Emergente (Dera Uerj) merece destaque. Coordenado por Edna Ponciano, professora de Psicologia, o projeto objetiva oferecer suporte socioemocional para adolescentes e jovens adultos, com postagens no Instagram desde 2018, e lives no YouTube desde 2020.
Há dez anos, Antônio Geraldo da Silva, presidente da Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP), colocou a campanha internacional do Setembro Amarelo no calendário nacional. Por ter seu décimo dia oficializado como Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio, o mês é marcado por iniciativas que auxiliam pessoas com problemas emocionais e psicológicos, que pensam no ato extremo contra a vida para fugir de suas angústias e problemas.
De acordo com dados oficiais da Organização Mundial da Saúde (OMS), mesmo que a taxa mundial de suicídio tenha diminuído nas últimas duas décadas, essas taxas aumentaram 17% nas Américas. O trabalho do Dera se mostra fundamental dentro da universidade e da sociedade, levando em conta que o suicídio é a quarta causa de morte mais comum entre os jovens com idade de 15 a 29 anos, atrás apenas de acidentes no trânsito, tuberculose e violência interpessoal. Os casos de atentado contra a própria vida, no Brasil, são recorrentes, pois, segundo os dados da OMS, em média 38 pessoas cometem suicídio por dia, totalizando aproximadamente 14 mil casos por ano.
Caso esteja com a saúde mental prejudicada ou conheça alguém passando por isso, siga e compartilhe o perfil do Dera Uerj no Instagram (@derauerj) e no YouTube. Além disso, para combater qualquer desejo reprimido ou pensamento intrusivo pelo suicídio, ligue para Centro de Valorização da Vida (CVV), que atende pelo número 188.
Comments