top of page
  • Foto do escritorComunica Uerj

Setembro Amarelo uerjiano: conheça o Dera Uerj


Foto: Shutterstock


Por Breno França

O grupo Desafios Emocionais e Relacionais na Adolescência e Adultez Emergente (Dera Uerj) merece destaque. Coordenado por Edna Ponciano, professora de Psicologia, o projeto objetiva oferecer suporte socioemocional para adolescentes e jovens adultos, com postagens no Instagram desde 2018, e lives no YouTube desde 2020.



Há dez anos, Antônio Geraldo da Silva, presidente da Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP), colocou a campanha internacional do Setembro Amarelo no calendário nacional. Por ter seu décimo dia oficializado como Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio, o mês é marcado por iniciativas que auxiliam pessoas com problemas emocionais e psicológicos, que pensam no ato extremo contra a vida para fugir de suas angústias e problemas.



De acordo com dados oficiais da Organização Mundial da Saúde (OMS), mesmo que a taxa mundial de suicídio tenha diminuído nas últimas duas décadas, essas taxas aumentaram 17% nas Américas. O trabalho do Dera se mostra fundamental dentro da universidade e da sociedade, levando em conta que o suicídio é a quarta causa de morte mais comum entre os jovens com idade de 15 a 29 anos, atrás apenas de acidentes no trânsito, tuberculose e violência interpessoal. Os casos de atentado contra a própria vida, no Brasil, são recorrentes, pois, segundo os dados da OMS, em média 38 pessoas cometem suicídio por dia, totalizando aproximadamente 14 mil casos por ano.



Caso esteja com a saúde mental prejudicada ou conheça alguém passando por isso, siga e compartilhe o perfil do Dera Uerj no Instagram (@derauerj) e no YouTube. Além disso, para combater qualquer desejo reprimido ou pensamento intrusivo pelo suicídio, ligue para Centro de Valorização da Vida (CVV), que atende pelo número 188.

24 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

ความคิดเห็น


bottom of page