top of page
  • Foto do escritorComunica Uerj

Rumo à Uerj em 2024: Segundo Exame de Qualificação

Candidatos tiveram 4 horas para fazer a prova que foi aplicada em várias cidades do Rio de Janeiro


Foto: Yasmim Cavalcanti


Por Breno França


No domingo (3), foi realizado o segundo exame de qualificação da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj). Assim como a primeira avaliação, esta teve 60 questões objetivas com quatro opções de resposta e divididas em campos do conhecimento: ciências exatas, humanas e natureza, além de questões interdisciplinares e sobre o livro escolhido para leitura dos vestibulandos na prova de linguagens: Anos de Chumbo e outros contos, de Chico Buarque.

O processo seletivo da Uerj possui duas fases: a primeira, que compreende os dois exames de qualificação com questões de múltipla escolha; e a segunda, com uma prova discursiva englobando as disciplinas específicas para o curso desejado pelo candidato, além da redação, com um tema presente no livro, cuja leitura foi recomendada. Para passar à primeira fase, é necessário que o candidato consiga, no mínimo, conceito D em um dos dois exames de qualificação, ou seja, acertar mais de 40% das questões. A segunda avaliação é uma nova chance de aumentar a pontuação para aqueles que não tiveram o desempenho desejado, dependendo do conceito atingido.



Após três anos no modelo do exame de qualificação único por conta da pandemia do Covid-19 em 2020 e 2021, o vestibular estadual de 2023 marca o retorno do modelo tradicional, composto pelas duas fases, que foi aplicado pela última vez em 2019 para os estudantes ingressarem na universidade no ano seguinte. Na primeira prova, realizada em junho deste ano, cerca de 48 mil candidatos foram avaliados. A prova possui tanto apelo pelos jovens estudantes que o Botafogo de Futebol e Regatas, em nota oficial divulgada pelo presidente Durcésio Mello avisou que o clube desistiu de participar da Quinta Regata do Campeonato Carioca deste ano, que também aconteceu neste domingo, em prol do futuro acadêmico dos seus atletas.



Diferentemente das provas de dimensão nacional, como o Enem, as da Uerj costumam ser mais críticas, com posicionamento claro e, de certa forma, estimulam os candidatos a pensarem sobre política e sociedade. Os portões dos locais de prova abriram às 8h e o tempo para a realização do exame foi de quatro horas, entre às 9h da manhã e 13h da tarde.








78 visualizações1 comentário

Posts recentes

Ver tudo

1 Comment


Gustavo Sá
Gustavo Sá
Sep 05, 2023

Acho que me saí bem, se Deus quiser vou passar!

Like
bottom of page