top of page
Foto do escritorComunica Uerj

Rock the Mountain: conheça o 2º maior festival de música do Rio

Erykah Badu, Seu Jorge e Anitta são alguns dos nomes presentes na line-up da edição de 2024


Por Sabrina Massuia


Entre os dias 8 e 17 de novembro, a Região Serrana do Rio de Janeiro recebe a 11ª edição do Rock the Mountain (RTM), festival anual de música e arte que busca promover uma experiência de entretenimento sustentável. 

Localizado em Itaipava, Petrópolis, o evento é composto por uma noite de abertura, com uma lista inédita de artistas, e dois finais de semana com um line-up fixo.


Reprodução: Rock the Mountain

O festival conta com onze palcos, uma área de alimentação, tirolesa, balões de ar quente, horta, instalações de arte e área de reciclagem. Além de trazer um circuito com atrações únicas, que garantem o lazer e o conforto ao público durante sua programação.

A edição deste ano carrega nomes de peso, desde a rainha do neo-soul Erykah Badu, que abrirá o evento no dia 8, até ícones da música brasileira como Seu Jorge, Anitta, Joelma,  Djonga, Zeca Pagodinho e Pabllo Vittar, fazendo do Rock the Mountain referência na valorização de artistas nacionais e na diversidade sonora. 


Reprodução: Rock the Mountain



Sustentabilidade e acessibilidade


Rodeado por montanhas, o Rock the Mountain se destaca por promover um entretenimento sustentável. Através do projeto #RespectTheNature, a versão de 2024 chega neutralizando 100% das emissões de CO2, investindo em projetos de preservação da Mata Atlântica e em energias renováveis.

Além disso, o evento incentiva não só a alimentação e o consumo consciente, com um cardápio totalmente vegetariano, mas também a inclusão de um sistema de coleta seletiva e de compostagem. Sendo o primeiro festival do Brasil a proibir a distribuição de latas de alumínio, garrafas de vidro ou plásticas de uso único, ele conta com espaços exclusivos para apoiar projetos socioambientais.

        Na área da acessibilidade, busca atender às necessidades de todos os públicos, contando, pela primeira vez, com uma sala de descompressão para pessoas neurodivergentes, cujos comportamentos cerebrais diferem significativamente do que é considerado típico. Também oferece os chamados “Kit Livres cadeiras de rodas que se transformam em triciclos motorizados —, espaços adeptos à mobilidade de PCDs,  cobertura de todos os shows com tradução em libras e audiodescrição, presente até mesmo na praça de alimentação e bares do local. 


Uerj de olho no festival


Apesar de acontecer fora da capital, o Rock the Mountain atrai pessoas do país todo. Para os moradores do Rio, muitas vezes compensa fazer um bate-volta para conhecer o evento, o que ocasiona um turismo em massa em Petrópolis. Maria Luiza Gehren, estudante de Biologia da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj), relata ao afirmar que o festival movimenta a economia local, principalmente os setores de turismo e de hotelaria.


Reprodução: Rock the Mountain

Além disso, ela afirma que sua passagem pelo evento foi desfrutada de maneira leve e recomenda a experiência.

“Foi uma das melhores experiências que tive até hoje, porque ele se diferencia dos outros festivais por ter uma energia que lhe faz se sentir em casa, sabe? Você consegue ficar tranquilo, sem ter que passar por sufoco para ver o show. Tem um ambiente muito bonito e limpo, com a pegada sustentável deles e diversas atrações e artistas diferentes.”

Finaliza dizendo que suas apostas para os melhores shows da edição deste ano são os da Erykah Badu, os do “Grande Encontro”  composto pelas lendas da música brasileira, Alceu Valença, Elba Ramalho e Geraldo Azevedo   e  os de artistas performáticos, como  Joelma e Anitta. 

Para mais detalhes sobre o evento, acesse https://www.rockthemountain.com.br/.


12 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page