top of page

Rir é um ato de resistência: exposição em Niterói celebra memórias de Paulo Gustavo

  • Foto do escritor: Comunica Uerj
    Comunica Uerj
  • 30 de abr.
  • 2 min de leitura

Exposição fica em cartaz até 1º de junho no Museu de Arte Contemporânea (MAC) em Niterói, terra natal do ator


Por: Karen Teixeira


Foto: Reprodução / Facebook / Paulo Gustavo

Legado do ator é celebrado em homenagem póstuma
Legado do ator é celebrado em homenagem póstuma

Paulo Gustavo, um grande nome da comédia brasileira, recebe uma grandiosa homenagem no Museu de Arte Contemporânea (MAC) em Niterói, cidade que viu o artista crescer e agora o celebra com a exposição “Paulo Gustavo: A Arte de Fazer Rir”. A exposição foi inaugurada no dia 13 de abril e convida os espectadores a uma imersão na trajetória multifacetada do comediante, ator e roteirista que marcou o humor nacional com seus personagens icônicos como Dona Hermínia e Valdomiro.


A exposição está hospedada nos salões do museu projetado por Oscar Niemeyer, e sua arquitetura complementa o espetáculo. Logo na entrada, os visitantes são recebidos por algumas projeções de cenas marcantes da trilogia “Minha Mãe é uma Peça”, que rompeu recordes de bilheteria no cinema brasileiro. A visita segue com partes de roteiros e figurinos originais, depoimentos de amigos e familiares e objetos pessoais do ator, que ajudam a compor uma memória pessoal de Paulo Gustavo como filho, marido e artista.


Idealizada pela família do ator, com Thales Bretas, marido de Paulo, à frente da organização, a exposição aposta em uma abordagem emocional, em que o público é convidado a rir, chorar e relembrar os diversos bons momentos de Paulo Gustavo. A exposição também nos faz refletir sobre o poder do humor como ferramenta de resistência, inclusão e transformação social, de uma forma que vai além da arte. Paulo Gustavo não apenas divertiu o país. Ele também representou com orgulho a comunidade LGBTQIAP+, celebrou os diversos laços familiares e usou da sua visibilidade para engajar-se em causas sociais, especialmente durante a pandemia de Covid-19, que infelizmente o levou muito precocemente, aos 42 anos, em 2021.


As homenagens ao humorista vão além dessa celebração. Niterói eternizou o humorista com duas estátuas em tamanho real no Campo de São Bento, em Icaraí, inauguradas no aniversário de 448 anos da cidade em 2021. As esculturas retratam Paulo Gustavo e sua personagem mais icônica: Dona Hermínia. Assinadas pela artista plástica Jo Grassini, logo se tornaram um ponto turístico para todos que por ali passam. Outra homenagem póstuma foi a mudança do nome da Rua Cel. Moreira César, onde o ator passou a sua infância, também no bairro de Icaraí, que foi rebatizada como Rua Ator Paulo Gustavo.


A exposição “Rir É Um Ato de Resistência” fica em cartaz no Museu de Arte Contemporânea de Niterói até 1° de junho de 2025. Com ingressos a partir de R$8 (meia entrada), R$16 (inteira) e entrada gratuita às quartas-feiras. O museu funciona de terça a domingo de 9h às 18h, com última entrada às 17h30m. Os ingressos por enquanto só podem ser adquiridos por meio da bilheteria física e com pagamento em dinheiro. Não perca essa oportunidade de revisitar as obras de um artista que continuará sendo lembrado com muito carinho pelo público brasileiro.




Commenti


bottom of page