top of page
  • Foto do escritorComunica Uerj

Rio 40º graus: A Uerj NÃO resiste!

Em meio a sensação térmica de quase 60ºC, como será que os uerjianos estão fugindo do calor?


foto: Giovanna Guitarrari


Por Giovanna Guitarrari



Todo final de ano a temperatura no Estado do Rio de Janeiro se torna um problema de saúde pública, algo que se espelha diretamente na Uerj. Bibliotecas, laboratórios, centros acadêmicos, leques, sombrinhas, biquíni… Os uerjianos tentam escapar do calor da forma que conseguem para não faltar à aula.



Na última semana, do dia 12 ao 17, tivemos recordes de temperaturas e um calor excessivo: na quinta (16), foram registrados 42,6º C, a maior temperatura do ano desde domingo (12), quando fez 42,5º C, enquanto na sexta (17) de manhã tivemos sensação térmica de 59,3º C, a maior já registrada desde 2014 pelo Alerta Rio, serviço meteorológico da prefeitura da cidade, superando terça (14) e sua sensação térmica de 58,5º C (sensação térmica baseia-se na temperatura e na umidade do ar). Uma semana com medições extremas e estudantes preocupados com os próximos meses, conforme o verão se aproxima.



Como você está fazendo para fugir do calor dentro da universidade?


Pedro Garcia (Geografia, Uerj): Geralmente procuro algum lugar com ar- condicionado. Tenho sorte de o meu centro acadêmico ter, senão ia ficar direto nas rampas, onde as vezes bate um ventinho.



Brunna Borges (Relações Públicas, Uerj): Tento sempre chegar no horário da aula para ir direto para a sala, e estou buscando levar sempre mais de uma garrafa de água gelada pois na universidade é difícil encontrar bebedouros com água gelada. Quando a aula termina, tento ir embora o mais rápido possível para não ficar passando calor pois, o prédio é extremamente quente.



Maria Clara Simões (Psicologia, Uerj): Muitas vezes no final de ano o ar- condicionado não dá vazão, então muitas vezes eu vou para o centro acadêmico de psicologia que quando está vazio o ar consegue refrescar, mas quando está cheio também fica insuportável, ou eu vou para a empresa júnior em que eu sou voluntária porque lá o ar- condicionado realmente funciona, na sala de aula e centro acadêmico nem sempre dá vazão.



Você já foi ao bandejão durante essa semana? O que você acha do espaço quando o Rio bate 40⁰C?


PG: Já fui, mas só de noite, quando não tá tão quente, mas fica bizarramente abafado lá dentro. Eu acho que a cidade não tem qualquer tipo de planejamento urbano para lidar com essa situação. Cada vez mais vemos menos árvores na rua, que são a principal maneira de combater esse calor. Fora os problemas elétricos que vira e mexe ocorrem, deixando a gente sem ventilador, ar-condicionado...


BB: Não fui essa semana e um dos motivos é o calor. Quando está quente desse jeito é impossível ficar dentro do bandejão, os ventiladores (que são pouquíssimos) mal funcionam e o ambiente fica tão quente que você até perde a fome. Não tem ar-condicionado, nem janelas ou boas saídas de ar. Sempre que frequento o bandejão durante altas temperaturas eu tento comer o mais rápido possível para sair logo, sempre fico suada e agoniada, é muito ruim!



MCS: Eu não tenho costume de ir ao bandejão por ser muito cheio, muito calor, muito abafado, e ficar na fila no sol. Então eu não fui durante essa semana exatamente por isso.



Os elevadores são famosos por serem insuportáveis nos dias abafados, o que você pensa sobre isso? Usa o elevador regularmente?


PG: Eu uso o elevador sempre, mesmo estudando no 4º andar, e eu dou graças a Deus que eu saio rápido, porque aquilo é um forno praticamente. Terça fiquei conversando com uma das moças do elevador, e ela reclamou justamente disso, que não tem nem um mísero ventilador pra elas, e elas ficam o dia todo ali, "cozinhando" praticamente.



BB: Uso os elevadores todos os dias e sempre é um momento de muita agonia também. Não tem ventilação, todos ficam aglomerados juntos dentro do elevador e torcendo para chegar logo ao andar. Acho um total descaso com os colaboradores terceirizados que são tão essenciais para o funcionamento da universidade, e que, infelizmente, precisam suportar o calor extremo todos os dias.



MCS: É completamente insuportável, eu uso regularmente porque estudo no 10º andar, então subir e descer tudo (de escada) é impossível. Eu tenho muita pena das moças que trabalham lá todo dia porque não tem um ventiladorzinho, um ventinho, nada, é extremamente abafado, cheio, realmente horrível. A gente fica pouco tempo, mas as moças que trabalham lá o dia inteiro para elas é horroroso, elas sempre falam “Ah, tá muito ruim, aqui é muito quente, não tem nenhuma ventilação”, e se para a gente que fica alguns segundos, alguns minutos já é ruim, imagina para elas que ficam o dia inteiro.


52 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page