top of page
  • Foto do escritorNicole Mendes

Restaurante Universitário da Uerj segue com problemas antigos

Foto: Rebeca Passos


Por Nicole Mendes


Alunos da Uerj continuam enfrentando problemas para utilizar o Restaurante Universitário (RU). A principal causa é a falta dos cartões de acesso rápido ao restaurante, que não estão sendo emitidos desde o semestre de 2020.1. O resultado são filas longas para pagamento na entrada, enquanto os poucos estudantes que possuem o cartão entram rapidamente no lugar.


Como é a fila do RU?

Aqueles que precisam do bandejão passam por filas que rodeiam o restaurante e a quadra esportiva. Estudantes ficam expostos ao sol, ao frio, à chuva e ao vento, já que a área de espera é externa, ao lado do RU. “É insalubre!”, “É horrível!”, relataram, respectivamente, Juliane e Ana Carolina, estudantes de Medicina, enquanto aguardavam para entrar.

Além da exposição, quem fica na fila muitas vezes não consegue comer devido ao tempo gasto no local e, por isso, alguns preferem levar marmitas de casa. Outros acabam perdendo aulas para almoçar ou jantar.


A questão das quentinhas


A novidade é que, a partir de 2023.1, alunos e servidores podem optar por adquirir marmitas do bandejão. Todavia, isso só é possível para aqueles que possuem o cartão Uerj, o que não é a realidade de boa parte dos que frequentam o Restaurante Universitário. A medida, que poderia diminuir o tempo de espera e a lotação do espaço, foi restringida aos que já têm o benefício. Na fila dos que possuem cartão, conversamos com Alane e Jordan, ambos estudantes de Química, que relataram não pretender aderir à ideia de comprar quentinhas, pois não passam tanto tempo na fila. Você pode conferir mais informações sobre essa alternativa do R.U. Uerj na reportagem do Vinícius Ribeiro, aqui.


Resposta da PR4


O Departamento de Articulação, Iniciação Acadêmica e de Assistência e Inclusão Estudantil (DAIAIE) informou que a Uerj já abriu uma licitação para que uma nova empresa assuma a produção dos cartões. O prazo mínimo para a abertura de novos pedidos é de sete meses. Durante esse período, os alunos e servidores continuarão a perder tempo esperando em longas filas para fazer suas refeições.


175 visualizações0 comentário

Comentarios


bottom of page