top of page
Foto do escritorGuilherme Leôncio

Respirar: entre rastros

Atualizado: 4 de fev. de 2023

Os suspiros após o isolamento, tanto pela Covid quanto pelas violências


“Respirar Entre Rastros" é uma compilação de obras de artistas plásticos e visuais brasileiros em exibição na galeria Cândido Portinari, no campus Maracanã da Uerj. A realização é um trabalho conjunto de Isaac Nicácio (bolsista da Coexpa), Ana Paula Alves Ribeira (coordenadora do Museu Afro Digital) e Rafa Éis (idealizador do projeto Racionalizando as Artes Visuais - Coart) com mediação e curadoria da Coordenação de Exposições da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Coexpa). A exposição fala sobre a maneira como nós, seres humanos, precisamos nos renovar para lidar com os problemas trazidos pela pandemia de Covid-19 e as questões que já existiam e só ficaram ainda mais evidentes.


Fonte: Twitter/Uerj


Os brasileiros são mestres quando se trata de “dar um jeito”, mas eu sei, e vocês também, que a pandemia foi algo que nunca tínhamos visto. As obras procuram nos levar a lugares que já estivemos, como a fé, a reclusão, a fraternidade e tudo aquilo que acabamos usando para nos fortalecer durante o período em que ficamos sozinhos e muito pouco seguros. A exposição também reflete problemas além do coronavírus, como as violências que causamos uns aos outros e a nós mesmos, o combate entre a ansiedade e a esperança, e o uso da arte como fuga da realidade que às vezes pode nos sufocar. Os “rastros” que são reunidos nas obras são pequenas intervenções nas tragédias do dia a dia, a reconexão com a ancestralidade manifesta uma resistência ao racismo institucional, que infelizmente ainda permeia a nossa sociedade e o ser humano encontra na fé o alicerce pessoal enquanto as ciências ainda não podem nos dar todas as respostas.


É um tema muito sensível para nós, porque o distanciamento social e a tensão que vivemos nos últimos três anos é uma ferida não completamente cicatrizada, então estimular esse olhar retrospectivo para 2020 e 2021 se mostra algo muito corajoso.


A exposição foi inaugurada dia 20 de outubro 2022 e vai estar aberta à visitação até 25 de novembro, de segunda a sexta de 13h às 18h, com entrada gratuita.


34 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page