Quem são as personalidades por trás dos nomes das ruas da Uerj?
- Comunica Uerj
- há 7 dias
- 3 min de leitura
Conheça as histórias dos nomes que batizam as ruas internas do Campus Maracanã
Por: Felipe Custodio
Foto: Felipe Custodio

Com cerca de 160 mil metros quadrados, o campus principal da Uerj— Francisco Negrão de Lima, no Maracanã — guarda em cada espaço de sua estrutura o legado de diversas personalidades que fizeram parte da história da instituição. Assim como o próprio nome do campus, que faz referência ao governador do antigo estado da Guanabara de 1965 até 1971, os pavilhões Reitor João Lyra Filho e Reitor Haroldo Lisboa (Haroldinho) e as quatro ruas internas da Uerj também carregam placas com nomes importantes para a comunidade uerjiana.
As ruas da Uerj foram nomeadas como as conhecemos em 2011 através de um Ato Executivo de Decisão Administrativa, o AE-028/REITORIA/2011, visando ao controle mais eficiente de circulação de pessoas na área.
Um dos espaços mais movimentados da universidade é o restaurante universitário, o conhecido bandejão. Apesar do grande fluxo de pessoas neste local, são poucos os que percebem as placas fixadas ao seu redor, que indicam o nome de duas ruas internas da Uerj. Uma delas é a Rua João Mendes Sobrinho (Russo), onde se encontram o banco Bradesco, o bandejão e a quadra poliesportiva. A outra é a Rua Professor Antônio Augusto Quadra, que começa no Teatro Odylo Costa Filho, passa pela Concha Acústica e pela Capela Ecumênica, terminando no bosque, sendo esta uma rua de acesso diário para entrar no prédio principal da faculdade
Além dessas ruas, ao caminhar pelo campus pode-se observar mais duas placas. Seguindo pela lateral do pavilhão João Lyra Filho, é possível acessar a Rua Professor Ricardo Lira, que liga o entorno do Teatro Odylo Costa, filho à área próxima ao Centro de Tecnologia da Uerj (CTU), servindo como um dos principais caminhos para quem circula entre os blocos acadêmicos. Já a Rua Professor Evanildo Bechara se estende paralelamente à Rua São Francisco Xavier, nos fundos do campus, conectando áreas de acesso aos estacionamentos e ao Instituto de Letras.
Rua João Mendes Sobrinho (Russo)
A Rua João Mendes Sobrinho, conhecida como Russo, presta homenagem ao funcionário da Uerj que dedicou 40 anos de sua vida à instituição. Ele foi responsável pela construção de toda a estrutura elétrica do campus Maracanã, contribuindo significativamente para o desenvolvimento da universidade.
Rua Professor Antônio Augusto Quadra
Esta é uma homenagem ao professor de Medicina da Uerj que também atuou no Hospital Universitário Pedro Ernesto (Hupe). A denominação da rua em 2011 reconhece sua contribuição para a instituição e sua dedicação ao ensino e à prática médica.
Rua Professor Ricardo Lira
Dedicada ao jurista e professor Ricardo Lira, essa rua celebra o renomado especialista em Direito Urbanístico e de Cidades do Rio de Janeiro. Formado em Direito pela Uerj, Lira dedicou 50 anos ao magistério na Faculdade de Direito da universidade, sendo precursor do programa de Pós-Graduação, com o curso de Direito das Cidades. Além disso, foi procurador do Estado e presidente do Instituto dos Advogados Brasileiros (IAB).
Rua Professor Evanildo Bechara
Em homenagem a um dos mais reconhecidos estudiosos da língua portuguesa, a Rua Professor Evanildo Bechara leva o nome do gramático que atuou como diretor do Instituto de Filosofia e Letras da Uerj e chefiou o Departamento de Filologia e Linguística. Bechara foi professor e filósofo com uma carreira acadêmica notável na Uerj. Em 2018, a universidade criou a Cátedra Evanildo Bechara em sua homenagem para promover eventos sobre a língua portuguesa e estudos linguísticos.
Foto: Felipe Custodio

Yorumlar