top of page
Foto do escritorComunica Uerj

Projeto ‘Chega Mais, Uerj’ sobre saúde mental, iniciará reuniões semanais com alunos, em setembro

CHEGA MAIS, UERJ!

Projeto de saúde mental passa a ter reuniões semanais com alunos


Foto: acervo da Internet


Por João Carlos


O Departamento de Acolhida, Saúde Psicossocial e Bem-Estar (DASPB), vinculado à Pró-reitoria de Políticas e Assistência Estudantis da Uerj (PR4), realizará encontros semanais do projeto de saúde mental “Chega Mais, Uerj”, a partir do dia 6, das 15h30m às 17h00m, no campus Maracanã.



O projeto Chega Mais, Uerj: acolhimento e cuidado para universitários foi formulado para atender a alunos que cursam graduação ou pós-graduação. O conceito do projeto é promover encontros de escuta, acolhimento, trocas de experiências entre os estudantes e o acompanhamento de questões que impactam a vida acadêmica e permanência dos discentes na Uerj, além de realizar ações coletivas de promoção da saúde mental na universidade.


Os eventos ocorrerão neste mês, nos dias 6, 11, 20 e 25. A regra, segundo o departamento, é atender em dias alternados, na segunda-feira, das 10h às 11h30m e na quarta-feira, das 15h30m às 17h, na sala 2.013, no 2º andar do bloco E, no campus Maracanã. As reuniões serão abertas, sem necessidade de marcação prévia, e poderá retornar também quando achar necessário, em outros encontros. A equipe é multidisciplinar e conta com psicólogos, pedagogos e assistentes sociais.



Nos encontros, os estudantes receberão informações sobre o funcionamento do departamento, bem como sobre os serviços públicos e os recursos da Uerj que possam ser considerados úteis para a necessidade daqueles que nos procuram. O projeto também poderá direcionar o estudante para atividades desenvolvidas pelos setores do DASPB, para outros departamentos e projetos da Uerj ou para serviços e setores externos à universidade.



No entanto, é preciso atentar a algumas ressalvas que a equipe alerta, antes do estudante chegar ao encontro. Emergências ou situações de crise não são atendidas pela equipe do projeto. Nesses casos, recomendam a procura da rede pública de saúde. A equipe também não realiza sessões de psicoterapia. Além disso, o departamento não recebe alunos por encaminhamento de terceiros, devendo somente o próprio estudante procurar o grupo de acolhimento, por livre e espontânea vontade.











25 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page