top of page
Foto do escritorAna Clara Zangrando

Programa Cáritas estimula ingresso de pessoas em situação de refúgio ao ensino superior

O Pares Cáritas oferece atividades de apoio para que pessoas em situação de refúgio possam entrar na universidade pública.


Foto: Pares Cáritas / Diogo Félix

Atividade pedagógica realizada com crianças e jovens refugiados


Por: Ana Clara Zangrando


O Programa de Atendimento a Refugiados e Solicitantes de Refúgio Cáritas (Pares Cáritas) é um programa de assistência a refugiados no Brasil, idealizado pela arquidiocese do Rio de Janeiro. A organização oferece cursos de idioma, pré-vestibular, assistência psicossocial aos atendidos, orientações para amenizar o choque cultural. Ainda é oferecido instruções para auxiliar o desempenho do refugiado no mercado de trabalho brasileiro, com instruções sobre como funciona a dinâmica de empregabilidade, como se portar em entrevista, entre outros, também são ofertadas pela organização. Débora Alves, coordenadora do setor de integração local do O Pares Cáritas, informou que o programa tem intenção de aproveitar as vagas remanejadas oferecidas pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj), para que os atendidos pelo programa possam se integrar à universidade.


Débora completa que, ainda que exista um incentivo de ingresso ao ensino superior por parte do programa, essa não costuma ser uma prioridade dos que buscam o atendimento. Muitas pessoas em situação de refúgio atendidas pelo programa, chegam ao Brasil após escaparem de perseguições ou conflitos militares em seus países de origem. Na pressa em se salvar, acabam deixando para trás alguns documentos, como comprovantes de escolaridade, requerido pelas universidades como critério aos ingressantes.


O Pares Cáritas age em parceria com a faculdade de pedagogia, promovendo aulas de português para refugiados no Rio de Janeiro. A Uerj oferece material, espaço para as atividades e desenvolve a metodologia de ensino, utilizando três idiomas como base: inglês, espanhol e francês.


Aos 45 anos de existência, o Pares Cáritas totalizou 34.946 atendimentos desde o seu início, tendo em 2022 atendido 3.064 pessoas de 73 países pelo mundo. O programa conta com os seguintes setores: recepção, proteção legal, empregabilidade, serviço social, cursos de português, entregas e doações, impulsionando a integração socioeconômica de diversas pessoas diariamente. A organização conta com a mobilização social, estimulando campanhas de doações e voluntariado em diversas áreas de atuação. O atendimento para doação pode ser realizado mediante agendamento, pessoalmente ou via Whatsapp, de segunda à sexta feira, das 9h às 16h30m.




21 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Commentaires


bottom of page