Professor da FCS lança livro sobre Caetano Veloso: entenda mais sobre a obra
- Comunica Uerj

- há 3 dias
- 2 min de leitura
No último dia 12, a Uerj foi palco do lançamento do livro do professor Fábio Iorio
Por Isabella Topfer
Reprodução: Acervo Pessoal - Isabella Topfer

O auditório Cartola, localizado no Coart (Coordenadoria de Artes e Oficinas de Criação), recebeu, às 17h do dia 12 de novembro, o lançamento do livro Caetano Veloso: a invenção da tropicália. O lançamento foi promovido pela Editora Taba Cultural, numa tarde de autógrafos, que contou com a venda do livro e um coffee break.
O autor do livro é Fábio Iorio, professor do departamento de jornalismo na Uerj e docente universitário desde 1976: professor-associado da FCS, Iorio é graduado em Cinema e em Jornalismo pela UFF, possui mestrado em Comunicação e Cultura e doutorado em Ciência da Literatura pela UFRJ. A dissertação de seu mestrado foi sobre Caetano Veloso, “desde a época da Tropicália até 1990”, como explicado pelo próprio professor.
O COMUNICA conversou com Fábio Iorio, que explicou como o tema saiu da dissertação de mestrado para se tornar um livro: “Percebi que existia muito material, muita coisa para escrever, e no mestrado havia um limite de páginas e de tempo, então decidi aperfeiçoar. Eu resolvi fazer uma série de livros, que começa com a Tropicália, e depois terá prisão, exílio, retorno e a consolidação de sua poética. Esses outros livros já estão praticamente prontos, mas lancei esse Caetano Veloso: a invenção da tropicália primeiro. O autor destacou a diferença da dissertação para a produção do livro: “Quando você está fazendo mestrado precisa atender à orientação, mas eu queria mais conteúdo. Então fui ajudado pelo Robson, que é jornalista e trabalha comigo, tiramos dúvidas sobre datas e o contexto histórico, visto que eu já tinha feito a análise das letras das músicas, só precisei aperfeiçoar.” Quando perguntado sobre as próximas obras, Iorio disse que o mais extenso será o livro sobre o retorno do canto, porque abrange o período de 1980 até os dias atuais, e que ainda não tem data para os lançamentos, considerando que ainda precisa aprofundar-se no tema de cada fase.
O evento de lançamento contou com a presença de professores da FCS, de familiares e de alunos. O professor autografou diversos livros, tirou fotos e conversou com muitos convidados e admiradores, incluindo esta repórter do COMUNICA. Entre os familiares, o COMUNICA conversou com seu irmão, Vitor Iorio, também jornalista e membro da ABI (Associação Brasileira de Imprensa), que exaltou Fábio, destacando sua qualidade como professor e a importância do pensamento crítico no jornalismo.








Comentários