Além da burocracia para realizar o cadastro, a comunidade uerjiana enfrenta dificuldades para encontrar vagas no estacionamento do campus
Por Sthefano de Souza Redator: Davi Guedes
Com a Uerj situada em uma área urbanizada e densamente populosa, seu estacionamento tornou-se um campo de batalha diário para estudantes, professores e funcionários. A ausência de vagas disponíveis é um desafio constante, o que reflete a escassez de espaço, e também os desafios criados por empecilhos de alguns motoristas na hora de estacionar.
Foto: Sthefano de Souza
Estacionamento do campus Maracanã
O começo do desafio: inscrição
Para acessar o estacionamento da Uerj e garantir comodidade no campus, é necessário realizar um cadastro prévio. Ele é feito de duas formas:
Através do site oficial da Uerj, acessando as instruções para se cadastrar. O processo é feito inteiramente de modo virtual.
Presencialmente na Uerj, na Sala 92, localizada no térreo do campus. O horário de funcionamento é das 8h30 às 18h30m, de segunda a sexta-feira. Lá, o procedimento ocorre por meio do auxílio de uma equipe, com o esclarecimento de eventuais dúvidas.
O cadastro é obrigatório para utilizar o estacionamento da Uerj, a fim de garantir a organização e segurança das vagas disponíveis.
Desafio diário
Durante todo o seu funcionamento, o estacionamento da Uerj é palco de disputas por espaços. Estudantes e funcionários encontram dificuldades para estacionar seus veículos, por conta do número limitado de vagas.
A má conduta ao estacionar também é uma realidade presente. Carros ocupam espaços maiores do que o necessário, bloqueiam acessos e transformam corredores em labirintos, o que é proibido pelas normas da universidade..
O caos aumenta: dias de jogo no Maracanã
Os jogos do Maracanã resultam em consequências diretas no estacionamento universitário. Já rotineiramente cheio em dias normais, a busca por vagas torna-se mais desafiadora em dias de jogo. Centenas de veículos a mais vão ao campus para estacionar, sobrecarregando o estacionamento.
Outra consequência são os engarrafamentos, que se estendem pelos arredores do campus. Em dias de jogo, denúncias anônimas aumentam contra os administradores do estacionamento.
Expectativas para o futuro
Os frequentadores do estacionamento lidam frequentemente com as adversidades encontradas para conseguir estacionar. A perspectiva de soluções viáveis para uma mobilidade mais eficiente não encontra maiores respostas por parte do corpo técnico da universidade.
Comentários