Plantão Informativo dos Direitos das Pessoas Idosas: Nuceh-Uerj dispõe direitos ao alcance de todos
- Comunica Uerj
- 24 de abr.
- 2 min de leitura
Núcleo de Envelhecimento Humano da Uerj realiza atendimentos para pessoas idosas e seus familiares com as estagiárias do curso de Serviço Social
Por: Karen Teixeira
Foto por: Reprodução/ Núcleo de Envelhecimento Humano da Uerj (Nuceh-Uerj)

O projeto Plantão Informativo dos Direitos das Pessoas Idosas é um projeto de extensão da Uerj, pelo qual são oferecidas orientações, encaminhamentos e informações sobre cidadania para os idosos, por meio de atendimentos presenciais e remotos a essas pessoas e seus familiares. Assim, também é fornecida uma escuta qualificada e acompanhamento especializado, pelas estudantes do curso de Serviço Social – que estagiam no núcleo – para cada caso.
A novidade é que, este ano, o projeto conta com novos canais exclusivos para atendimentos via Whatsapp e e-mail, uma conquista para a Coordenadoria de Extensão que veio para facilitar a vida daqueles impossibilitados de ir presencialmente à universidade.
Os atendimentos também podem ser feitos de forma presencial no Núcleo de Envelhecimento Humano da Uerj, localizado no bloco F do 10° andar – especificamente, na sala 10.130/2. Os horários e dias para atendimento são todas as segundas, quartas e sextas das 13h às 17h, Para receber a assistência, pode-se optar pelo agendamento, mas ele não é obrigatório, bastando simplesmente ir na sala indicada durante o horário de funcionamento do projeto.
Para ser atendido remotamente, basta entrar em contato com o núcleo pelo número de Whatsapp: (21) 2334-0604, ou pelo endereço de e-mail: plantaoinformativo.nuceh@uerj.br. Em seguida, uma das estagiárias, irá retornar o contato para realizar o atendimento ou agendá-lo.
Após cada atendimento, feita a coleta das informações necessárias, a assistente social e coordenadora do projeto Juliana Rosas realiza uma reunião interna, a fim de discutir o caso com as estagiárias, para que possam encontrar a melhor forma de auxiliar a pessoa assistida. Dessa forma, é possível fornecer um retorno ágil sobre os próximos passos. Todo o processo é feito com cautela, responsabilidade e sigilo profissional, para que nenhuma das partes seja prejudicada.
Alguns dos atendimentos são selecionados por meio de denúncias recebidas pelo Disque 100 – canal oficial do governo federal para denúncias de violação dos direitos humanos. Nesse processo, o Disque 100 recebe as denúncias e é feita uma triagem dos casos que se encaixam no projeto. Sendo assim, o projeto Plantão Informativo não recebe denúncias, mas atende àqueles que registraram formalmente uma denúncia e precisam de uma orientação extra sobre seus direitos e próximos passos.
O projeto reforça o compromisso da Uerj com o reconhecimento dos direitos das pessoas idosas e a importância de uma escuta qualificada à disposição da população, diante de situações de violação da condição cidadã.
Comments