top of page
  • Foto do escritorComunica Uerj

Placa com o rosto de Marielle Franco chega à Uerj


foto: Pedro Ernesto


Por Giovanna Guitarrari


Na sexta-feira (22), foi inaugurada a placa com o rosto de Marielle Franco na Concha Acústica da Uerj, que leva o seu nome, como ato de encerramento do Seminário Internacional 5 anos de Luta por Justiça por Marielle e Anderson, produzido pelo Instituto Marielle Franco e com apoio da universidade. Anteriormente, a imagem da ex-vereadora era formada por diversos papéis impressos colados em conjunto.


A recepção da obra, assim como o evento, contou com a presença de Anielle Franco, ministra da Igualdade Racial, irmã de Marielle e ex-estudante de Letras da Uerj, e Marinete da Silva, mãe das irmãs.


Marielle Franco era vereadora da Câmara do Rio de Janeiro e presidente da Comissão da Mulher da Câmara quando foi assassinada no dia 14 de março de 2018 em um atentado, os 13 tiros disparados contra o carro onde estava matou, também, o motorista Anderson Pedro Gomes. A Concha Acústica da Uerj, localizada no campus Maracanã, recebeu seu nome em homenagem cinco meses depois, no dia 14 de agosto, com a colocação da placa “Concha Acústica Marielle Franco”, agora acima da inaugurada com a frase “Marielle presente!”.


foto: Pedro Ernesto



Marielle Franco é considerada referência da luta pelos direitos humanos e um símbolo de resistência como jovem, negra, LGBTQIAPN+ e periférica, sendo uma das seis mulheres negras representadas na 32a edição da Uerj Sem Muros com o tema Igualdade racial, memória e reparação.










20 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page