Pesquisa em Jornalismo no Uerj Sem Muros
- Comunica Uerj
- 3 de abr.
- 1 min de leitura
Bolsistas apresentam projeto sobre a experiência de profissionais do jornalismo no mercado de trabalho.
Por: Elenna Cruz
Na última semana, de 24 a 28 de março, ocorreu a 33ª edição da Uerj Sem Muros, evento que tem como objetivo disseminar o conhecimento produzido na universidade. Uma das apresentações foi do Projeto Prodocência, que explora as possibilidades e experiências na atuação dentro do mercado de trabalho jornalístico.
Fotos: Elenna Cruz

O projeto é coordenado pelo professor Affonso Nunes e busca registrar o dia a dia dos jornalistas em atividade de forma que oriente os profissionais em formação. Por enquanto, eles trouxeram a experiência de duas áreas de atuação: o jornalismo impresso, por meio da Revista Radis da Fiocruz, e os podcasts, com a participação da equipe de Medo e Delírio em Brasília e Lado B do Rio. No futuro, também realizarão um trabalho sobre o Youtube, com o exemplo da Cazé TV.

Para Felipe Cavalcante, aluno da graduação e bolsista, as matérias do curso de Jornalismo da Uerj que melhor preparam para o mercado de trabalho são aquelas com mais atividades práticas, como Laboratório de Jornalismo e Técnicas de Reportagem.
Projetos como esse ajudam a visualizar o futuro da profissão de jornalista e as diferentes formas de exercê-la. Além disso, permitem refletir sobre como ir além dos formatos tradicionais, adotando métodos e processos mais humanizados que aproximem o profissional do público.
Comments