#PersonagensdaUerj/Maria Helena: Coordenadora do Lacon
- Diego Figalva
- 26 de mai. de 2023
- 2 min de leitura
‘É muito mais do que um trabalho entregue’
Foto: Reprodução/Arquivo pessoal

Por Diego Figalva
Maria Helena Carmo é coordenadora do Laboratório de Comunicação, Cidade e Consumo (Lacon) da Faculdade de Comunicação Social da Uerj. Profissional de Relações Públicas e professora de Comunicação na universidade, ela, junto com o coordenador do Lacon e vice-diretor da FCS, Ricardo Freitas, foram os idealizadores para que o 17° congresso da Abrapcorp fosse realizado na Uerj.
Para quem não a conhece, quem é a Maria Helena? Eu sou doutora em Relações Públicas pela Uerj, trabalho há mais de 20 anos como professora e orientadora no ramo acadêmico. Desde janeiro de 2023 estou trabalhando em conjunto com o professor Ricardo Freitas no Lacon, tendo como meta a realização do 17° congresso da Abrapcorp.
Como o Lacon contribuiu para a realização do 17° congresso da Abrapcorp na Uerj?
O Lacon foi fundamental, responsável pela gestão e pela organização do congresso, ele é importantíssimo para as áreas de Comunicação Organizacional e Relações Públicas. O professor Ricardo Freitas é o coordenador do Lacon e também o presidente atual da Abracorp, então já era um planejamento trazer o evento para o Rio de Janeiro e para a universidade.
Qual a importância de trazer eventos desse tipo para a faculdade de Comunicação Social?
Um evento de nível nacional é sempre interessante de trazer para a faculdade de Comunicação Social, em prol da visibilidade nacional que a nossa faculdade precisa. Vieram palestrantes de diversas partes do mundo para conhecerem a Uerj e o andar de Comunicação, como por exemplo, o Fabio La Rocca (sociólogo da Universidade Paul Valéry Montpellier III), além de outros pesquisadores e palestrantes de diferentes lugares do Brasil.
Como foi a recepção dos alunos durante a semana do congresso?
Nós tivemos uma grande participação dos alunos, foram cerca de 110 voluntários, por isso a adesão e o engajamento foram bastantes significativos. Cheguei a dizer para os que estavam comigo nos últimos dias que o evento só estava sendo um sucesso por causa deles, valorizo muito os estagiários do Lacon, como a Palloma, a Thais e o Da Costa, que são e foram incansáveis nessas semanas em que trabalharam para a realização do congresso.
Com o evento terminado, qual é o sentimento que fica depois de tanto trabalho?
O evento foi um sucesso, é muito mais do que um trabalho entregue. Só foi possível por causa dessa equipe maravilhosa, quando digo assim, falo desde os estagiários até o Ricardo Freitas. Recebemos elogios e feedbacks durante todos os dias do evento. Fico realizada de poder devolver à Faculdade de Comunicação Social da Uerj um pouco do que aprendi com ela. Sou "cria" da Uerj e protejo as universidades públicas, então, me sinto realizada de ter concluído esse projeto.
Comments