top of page
  • Foto do escritorMaria Victória Santiago

#PERSONAGEMDAUERJ/Roberto Prado: professor de Odontologia

Uma vida e um legado dentro Uerj Roberto Prado, professor de graduação e pós-graduação em Odontologia, é reconhecido no Brasil e no exterior com três livros publicados. Com quase 40 anos dentro da Universidade do Estado do Rio de Janeiro, o professor tem uma missão importante: ensinar.


Foto: Roberto Prado, professor de graduação e pós-graduação em Odontologia

Quando começou a trabalhar na Uerj?

Na verdade, fui estudante da Uerj, antes mesmo de começar a trabalhar. Entrei na graduação em 1979 e me formei em 1982, após dois anos fiz a minha especialização e fui contratado pela universidade.


O que a Uerj representa para você?

Ela representa o meu profissional e as relações que criei, é muito importante para mim. Foi uma longa trajetória profissional e de vida, comecei como estudante e daqui a pouco estou me aposentando na Universidade. Tenho mais tempo na Uerj do que fora, para mim foi muito importante.


Qual é o legado que você quer deixar para os seus alunos?

O legado que vou deixar para os meus alunos é que os pacientes precisam ser ouvidos. Pessoas têm questões emocionais que não envolvem o tratamento, mas é a relação humana que nós construímos. Nós, odontologistas, não só executamos a parte técnica, anestesiamos ou publicamos artigos, creio que o principal legado que irei deixar, é atender com paciência e amor aos pacientes.


Você tem alguma história interessante com algum dos seus pacientes ?

Uma das histórias que me marcaram foi uma paciente do Hospital Universitário Pedro Ernesto (Hupe). Sempre quando ia atendê-la, recebia uma maçã em forma de agradecimento pelo trabalho prestado. Certo dia questionei se algum familiar dela trabalhava com frutas ou na feira, a senhora disse que era lanche. Isso me chocou, por ela deixar de comer e me agraciar, após 12 anos ela apareceu na Uerj como aluna.















24 visualizações0 comentário

Kommentare


bottom of page