top of page
Foto do escritorComunica Uerj

#PERSONAGEM DA UERJ// Serginho / Chefe da secretaria do IEFD

‘A Uerj é a minha casa, a minha vida, minha esposa, minha mãe e meu pai. A Uerj é a minha família’


Foto: Maria Beatriz Nonato


Por Maria Beatriz



Seguindo o corredor do 9º andar até o fim, pelo lado direito, está a secretaria do IEFD, Instituto de Educação Física. Não demora até que apareça um senhor apressado e sorridente para perguntar em que pode ajudar. Assim, chegamos até Serginho, #personagem da Uerj.



Antes do início da entrevista, uma correria no IEFD. Serginho aparece com pregos nas mãos, chave de fenda e se desculpa por ter que se ausentar por um momento. Uma maçaneta despencou e os alunos o chamaram. Quando retorna, diz orgulhoso em meio a risadas: “Comigo ninguém fica a pé.” Serginho, que é chefe da secretaria, começa um tour pelo instituto e apresenta honrado cada detalhe que cuidou.



Com bom humor, simpatia e a voz embargada em alguns momentos, começamos nosso bate-papo sobre a vida, o trabalho, alunos e a Uerj.



Quando o senhor começou a trabalhar na Uerj?


Comecei a trabalhar nesta universidade no dia 11 de junho de 1986. Trabalhei aqui como ascensorista por alguns anos e depois fiz um curso de informática para me ‘abençoar’ profissionalmente, para me informar melhor e me dar mais oportunidades. Logo depois, a Uerj designou os trabalhadores a trabalhar nas unidades, já que o serviço dos ascensoristas foi terceirizado. Então eu vim para o Instituto de Educação Física e estou aqui até hoje. Comecei a trabalhar na graduação, trabalhei na sala de informática, depois vim para a secretaria. Agora estou há 20 anos como chefe de secretaria na IEFD.



Qual é a sua relação com a Uerj?


Uma maravilha! A Uerj para mim é minha casa, é minha vida, minha esposa, minha mãe e meu pai. Eu adoro essa universidade e procuro fazer o melhor por essa casa. Tanto pela casa, como pelos meus alunos, colegas de trabalho e pelos docentes. Tenho a Uerj como minha família. Construí essa relação trabalhando. Procurando atendê-los da melhor forma e procuro sempre ajudar. Sempre com bom humor, dando atenção e resolvendo os problemas dos alunos. Eles vêm aqui pra estudar e para se tornarem um profissional lá fora. E eles dependem da ajuda do pessoal da secretaria. Eu abraço esses alunos e tenho um carinho imenso por eles e eles por mim. Sou um cara que tem muitos conhecidos por aqui. Todo mundo por aqui fala “Procura o Serginho”, quando tem um evento, quando acontece algum problema. É tudo sobre esse cuidado. Eu estou aqui pra isso. Para ajudar.



Quem é o ‘Serginho’?


Bom, eu sou carioca. Eu sou nascido e criado em Madureira. Já tive outros trabalhos lá fora: trabalhei numa casa de sabão no Mercadão de Madureira, servi ao Exército, trabalhei como office boy e depois vim parar aqui.



O senhor tem alguma história curiosa ou interessante relacionada à Uerj?


Na verdade, não tenho uma história específica. A coisa que fica mais marcante para mim acontece em todos os semestres, quando os alunos colam grau. Eu faço a convocação de todos os alunos que estão para se formar, fazemos uma reunião e tem um agradecimento. Eles trazem a família, sempre me agradecem e eu fico emocionado! É uma coisa que fica marcada para sempre em mim. O agradecimento e o reconhecimento de todos que estão se formando. Me agradecem por tudo que eu fiz e isso é uma coisa que não tem como esquecer.



Qual o recado que o senhor gostaria de mandar para os alunos da Uerj?


O recado que eu tenho a dar para os alunos é que não desistam nunca dessa Uerj. Continuem. Entendo as barreiras e dificuldades para conseguir vagas, para obter nota, mas não desistam dessa casa. Essa casa é uma excelente universidade e eu desejo que vocês possam ir até o final, que vocês vão sair vitoriosos.



167 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page