top of page

Patinhas terapêuticas: ‘doguinhos’ do projeto TEAcolhe encantam na 33ª edição da Uerj Sem Muros

  • Foto do escritor: Comunica Uerj
    Comunica Uerj
  • há 1 dia
  • 2 min de leitura

Projeto realiza atendimentos assistidos por animais e três dos vários coterapeutas estiveram presentes na apresentação do dia 27 de março.


Por: Karen Teixeira


Fotos: Karen Teixeira

Equipe do TEAcolhe Uerj no evento da 33º Uerj Sem Muros
Equipe do TEAcolhe Uerj no evento da 33º Uerj Sem Muros

Na tarde do dia 27 de março, a Capela Ecumênica da Uerj foi palco de um encontro de jovens estudantes do ensino médio de diversas escolas do Rio de Janeiro. O professor e coordenador do projeto TEAcolhe, Alexandre Bello, compartilhou a relevância e os objetivos da iniciativa com a sua importância para o desenvolvimento pessoal e coletivo dos pacientes. Como um projeto da Faculdade de Ciências Médicas da Uerj, eles realizam visitas em hospitais e diversas instituições para promover momentos de bem-estar e socialização, principalmente com crianças e jovens no espectro autista. Os animais coterapeutas variam desde cachorros até corujas e cobras!


Atualmente, o projeto atua na Policlínica Piquet Carneiro e no Hospital Universitário Pedro Ernesto, ambos do complexo da Uerj, atendendo um público na sua maior parte de pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA) — por isso o atual nome, TEAcolhe. Todas as visitas são planejadas e negociadas com todas as partes envolvidas, e com as devidas precauções com biossegurança e higiene para não haver riscos para nenhum paciente, profissional ou animal.


Durante a apresentação na Uerj Sem Muros, os presentes na plateia foram convidados a interagir com três dos coterapeutas que integram o projeto: Pipa, uma golden retriever de dois anos; Jorge, um border collie de três anos; e Frida, uma SRD de cinco anos. Esta colunista pode afirmar: fazer carinho em cachorros é bom demais. Outro ponto a se destacar é a chamada Escala de Afeto. Os participantes são convidados a responder um formulário após interagir com os animais para mapear as emoções antes e depois da interação.


Da esquerda para a direita: Pipa, Frida e Jorge.
Da esquerda para a direita: Pipa, Frida e Jorge.

Gostou do projeto e quer saber mais? Acompanhe no Instagram @teacolheuerj e os perfis @frida.caoterapeuta, @jorge.collie e @pipa_bibi para saber de todas as novidades das estrelas caninas uerjianas.




Comments


bottom of page