A Orquestra de Solistas do Rio de Janeiro homenageia Elvis Presley
Após apresentações de sucesso, a Orquestra de Solistas do Rio de Janeiro (OSRJ) retornou nesta terça (25) ao palco do Teatro Odylo Costa Filho, na Uerj Maracanã, com uma homenagem ao cantor estadunidense Elvis Presley, no espetáculo “Elvis”. Apresentação musical que dá vida à obra de um dos maiores cantores do universo do rock americano, mundialmente conhecido como “Rei do Rock” e um dos artistas mais dominantes desde meados da década de 50 até a sua morte em 1977.
Orquestra de Solistas do Rio de Janeiro apresenta homenagem a Elvis Presley – Foto: Fernanda Ferreira Ventura
Durante o concerto, o nome dos músicos foi apresentado em uma tela nas cores do pôr do sol e, como em uma “Odisseia no Espaço”, foram dadas boas vindas ao regente Rafael Barros Castro que deu voz aos maiores sucessos de Elvis Presley com muita potência e energia, enquanto as fotos mais marcantes do Rei passavam no projetor. Rafael Barros ainda introduziu a história dessas canções relacionando-as diretamente ao Elvis Presley e interagindo com a plateia de forma irreverente.
Entre as canções, Rafael fez questão de entregar um pouco da biografia do artista, expondo passagens de sua vida, suas dificuldades no início da carreira que começa com “That’s Alright (mama)” e as barreiras sociais e raciais que fizeram Elvis buscar palavras em “In The Ghetto”, consolidando sua carreira e sendo um representante branco para a música negra dos Estados Unidos.
Além de Rafael Barros, tivemos as vozes de Isabela Vieira emocionando com “In The Ghetto”, Murilo Santos convidando o público para se mexer com o rock de “Jailhouse Rock” e “Hound Dog” e Débora Marins com seus vocais flamejantes em “Fever”.
Fundada em setembro de 2005, a OSRJ é uma orquestra de câmara composta por 25 músicos. Nos quase 17 anos de história, a OSRJ já se apresentou nas principais salas de concerto do estado, como no Theatro Municipal do Rio e no Theatro Municipal de Niterói. Desde a sua fundação, o grupo faz temporadas anuais de apresentações, oferecendo um grande repertório para diversas formações instrumentais.
Segundo o maestro Rafael Barros Castro, o público participou ativamente pelas redes sociais sugerindo as canções para o repertório (ouça na playlist abaixo). Tivemos na noite de terça-feira canções inesquecíveis como: “My Way”, “Suspicious Mind”, “Trouble”, “Jailhouse Rock” e “Sylvia”.
Entre os presentes estava Katia Leal, que relatou o que achou ao fim do espetáculo: “O teatro Uerj para mim já é maravilhoso porque me traz lindas recordações, e assistir à Orquestra de Solistas do Rio de Janeiro, que já se tornou um lugar comum pra mim, e hoje foi maravilhoso assisti-la aqui no Odylo, que é um teatro pelo qual tenho muito carinho. Então, apoio total a iniciativa da Uerj de trazer mais música, mais cultura. Fiquei maravilhada! Adorei!”
Público compartilha experiência do espetáculo “Elvis’ no Teatro Odylo Costa Filho dia 25. Foto: Fernanda Ferreira Ventura.
Acompanhe a Orquestra de Solistas do Rio de Janeiro (@osrj.oficial) e o Teatro Odylo Costa Filho (@teatrosuerj) nas redes sociais para ficar por dentro dos próximos espetáculos.
A seguir, separamos a playlist das músicas tocadas no evento para você apreciar.
Comentarios