top of page
  • Foto do escritorComunica Uerj

Novos Funcionários da Uerj não possuem carteira funcional

Documento não é mais fabricado desde a década de 2010


Foto: Diretoria de Comunicação da Uerj


Por Pedro Ernesto


Desde o fim da identidade funcional impressa, os funcionários da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj) não possuem um documento oficial de identificação da instituição. Esse título era fornecido pelo governo do Estado do Rio de Janeiro como um comprovante de vínculo empregatício para magistrados e servidores, com validade em todo o território nacional. No entanto, a produção das carteirinhas foi paralisada nos últimos anos e os novos contratados não possuem esse registro físico.



O que é uma identidade funcional?

Este documento é utilizado para identificar as atividades profissionais de uma pessoa. Seu uso comprova a situação funcional dos servidores públicos, quanto de profissionais que respondem a entidades de classe. Por meio da ID funcional, número de registro do trabalhador, é possível acessar contracheques, informes de rendimentos, simulação de aposentadoria e conteúdos restritos ao servidor.



Histórico da ID no Estado do Rio de Janeiro

Os dados da carteira funcional dos servidores da Uerj eram produzidos pela Superintendência de Recursos Humanos (SRH), atualmente nomeada como Superintendência de Gestão de Pessoas (SGP). Posteriormente, com essas informações no banco de dados, o governo do Estado do Rio de Janeiro produzia uma carteirinha única para todos os servidores que trabalhassem nesse setor público, independentemente do cargo e da instituição estadual. Desde a década de 2010, não há mais emissão do documento físico, apenas o número da ID funcional para acesso de informações financeiras do trabalhador por meio do Portal do Servidor. Assim, o contracheque se tornou o único meio físico para comprovação do trabalho na Uerj pelos funcionários.


Fonte: Colégio Estadual Olga Benário Prestes

Antiga carteira funcional do Estado do Rio de Janeiro


Cartão Uerj

No semestre 2023.2, a Pró-reitoria de Políticas e Assistência Estudantis (PR4) e a Diretoria-Geral de Tecnologia da Informação da Uerj (DGTI) iniciaram um novo cadastramento de alunos e servidores para emissão do novo cartão universitário, documentação que não substitui a carteira funcional, mas pode ser usada como alternativa para justificar o vínculo com a faculdade. O Cartão Uerj é o meio de identificação pessoal válido em todas as dependências da universidade, o que facilita o acesso e pagamento de refeições no Restaurante Universitário Bruno Alves dos Santos (RU), no campus Maracanã. Além disso, pode ser usado para empréstimo e devolução de livros nas bibliotecas da Rede Sirius, bem como na entrada do Hospital Universitário Pedro Ernesto (Hupe). Entretanto, essa identidade acadêmica e profissional não possui validação fora das dependências da universidade, apesar de contar com nome, foto e símbolo da Uerj.


Foto: Diretoria de Comunicação da Uerj

Plataforma Sou Uerj foi o meio responsável pela emissão dos novos cartões


Corte de verba estatal, mudança de gestão governamental ou até mesmo novos tempos em que a mídia física não é imprescindível. Muitos fatores podem responder à questão da falta das carteirinhas funcionais na década de 2020. A equipe do COMUNICA entrou em contato com diferentes órgãos (PR4, DGTI, SGP E DAF) para ter mais dados sobre a paralisação da produção de cartões, porém não obteve resposta. Entre os funcionários da Uerj, basta o número da ID funcional para ter acesso às informações fundamentais do trabalhador. Para saber disso, acesse o site www.idfuncional.rj.gov.br.













47 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page