top of page
  • Foto do escritorHiago Soares

Nilton Santos abraça a música assim como o futebol

O Estádio Olímpico Nilton Santos voltou a ser anfitrião de shows nacionais e internacionais que ocorrem em 2023, na cidade do Rio de Janeiro. Palco de apresentações de ícones como Paul McCartney e Coldplay, o estádio, que tem como concessionário o Botafogo, deve entrar, definitivamente, na rota dos grandes shows no Rio.


Foto: Yasuyoshi Chiba/AFP

Estádio Nilton Santos, localizado no bairro Engenho de Dentro.


Por Hiago Soares


Com capacidade máxima de 46 mil pessoas, o Nilton Santos foi um projeto elaborado pelo governo do estado e teve sua inauguração em 30 de junho de 2007. Seu propósito era recepcionar uma parte dos Jogos Pan-Americanos, que ocorreram naquele mesmo ano na cidade do Rio. Após o evento, o estado abriu uma concessão para administração do espaço, vencida pelo Botafogo, que passou, ao lado dos jogos de futebol, sediar também apresentações musicais, tendo como espetáculo internacional a banda de rock norte-americana Guns N’Roses, em novembro de 2016.

Referência para grandes shows na cidade, o Estádio Jornalista Mário Filho, mais conhecido como Maracanã, o supera no quesito capacidade, permitindo a presença de 78 mil pessoas. Bandas como Rolling Stones e Queen já realizaram performances nele ao longo da história, além de ter recebido shows do Rock in Rio de 1991, única vez em que o evento foi realizado em um espaço com arquibancadas. Por isso, o Maracanã sempre foi mais viável para shows do que o Nilton Santos, mas, por conta de conflito na agenda, o Nilton Santos garantiu as atrações musicais deste ano. A primeira atração global a reestrear o Nilton Santos para fins artísticos, foi a banda britânica Coldplay, dona de sucessos mundiais como Yellow, Viva la Vida e My Universe, em parceria com o BTS, grupo sul-coreano. As apresentações do grupo ocorreram nos dias 25, 26 e 28 de março, com todos os ingressos esgotados. Na ocasião, o público presenciou todo o estádio se transformar em um verdadeiro show de luzes e efeitos especiais, por meio das pulseiras de LED distribuídas para cada pessoa na plateia.

No dia 8 de julho, a cantora brasileira Ludmilla apresentará, pela primeira vez em um estádio, suas canções do projeto de pagode Numanice, sucesso absoluto por todo o país. Em 7 de outubro, The Weeknd, astro canadense, chega à cidade com a turnê After Hours Til Dawn, apresentando hits da carreira e com ênfase nas canções dos dois últimos álbuns, After Hours e Dawn FM. No mês de novembro, é a vez das bandas Red Hot Chili Peppers, com a turnê Unlimited Love, no dia 4, e a RBD, com a Soy Rebelde, nos dias 9 e 10. Alexandre Costa, diretor de Infraestrutura/Operações da SAF e responsável pelo Nilton Santos, informou que três a cinco shows internacionais devem ser anunciados para o segundo semestre. Fãs da música apostam que os novos shows no estádio possam trazer nomes como Madonna, Taylor Swift e Beyoncé, já que as três artistas estarão em turnê mundial no segundo semestre do ano.

Sobre a experiência de um show no Estádio Nilton Santos, ela tem muito a surpreender aos públicos futuros. Com um bom planejamento, oferecendo segurança, acústica e acomodação, é possível ter satisfação mesmo sem usufruir de setores privilegiados e próximos ao palco. A energia contagiante que toma conta do espaço durante os shows é capaz de envolver todos os presentes, criando memórias duradouras e momentos únicos dentro do acolhedor Nilton Santos.


19 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Conheça o Cineclube do Iart

Projeto independente visa a levar a arte do cinema para o público da Uerj. Por Vinicius Feliciano    Redator: Lucas Vianna Comandado por...

Comentários


bottom of page